Portal Caparaó - Curso de Gestão em Saúde realizado em Manhuaçu
Geral

Curso de Gestão em Saúde realizado em Manhuaçu

20/09/2011 - Atualizado em 20/09/2011 10h18
As três turmas são formadas por profissionais das regiões de Manhuaçu, Viçosa e Ponte Nova

Profissionais da área de saúde de Manhuaçu e dos municípios das microrregiões de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu terminaram os módulos presenciais do curso de Gestão Microrregional, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG). As aulas acontecem há um ano com encontros mensais no Centro de Formação Profissional do SENAC de Manhuaçu.

Coordenado por Débora Pereira Moreira, o curso tem como professores Fabiano Stracieri, Geovani Ferreira e Rúbia Marçal. Os encontros foram organizados em módulos e acontecem na região com o objetivo de contar com o maior número de gestores da microrregião para o fortalecimento do processo de trabalho e envolvimento nas atividades. “A capacitação é parte da política de educação permanente da Secretaria de Estado de Saúde. Estamos realizando esse trabalho com os municípios e tem sido uma experiência muito rica. Cada gestor e técnico traz suas diversidades, elas são discutidas e ampliadas com relação aos conceitos de saúde pública. Tem sido muito interessante a participação e envolvimento dos municípios”, explica a diretora da Gerência Regional de Saúde, Soraia Caetano.

CURSO

Dividido em nove módulos, o curso tem por finalidade discutir a importância da gestão na esfera microrregional e contribuir para a construção de um plano diretor que garanta governança e o fortalecimento das redes de atenção à saúde em Minas Gerais.

Apesar de não atingir a proposta de fazer um plano microrregional, Soraia Caetano explica que as ações serão qualificadas e multiplicadas no âmbito do SUS, melhorando o eixo estruturador dos serviços de promoção à saúde. Durante esse período, a especialização trabalhou conceitos como gestão, planejamento, cooperação e a organização de um sistema logístico.

Segundo a coordenadora do curso em Manhuaçu, Débora Pereira Moreira, o Senac Minas é a instituição responsável pela oferta do curso em todas as regiões de Minas Gerais, combinando as modalidades presencial e a distância, em aulas ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Canal Minas Saúde.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.