Portal Caparaó - IFET: novo terreno
Geral

IFET: novo terreno

21/09/2011 - Atualizado em 21/09/2011 09h38
Engenheiros e equipe da reitoria esteve no terreno e no gabinete do Prefeito Adejair Barros

A nova opção de local para a construção do IFET/ Manhuaçu (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) agradou à Reitoria da instituição de ensino e poderá dar novos rumos para a expansão urbana do município, a partir de agora. Nesta segunda-feira, 19, o Reitor do IFET/ Sudeste de Minas Gerais, Dr. Mário Sérgio Costa Vieira, acompanhado de engenheiros do instituto federal e do Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté”-, visitou um terreno situado no B. Pouso Alegre, distante cerca de 500 metros do trevo, que, de propriedade dos descendentes do ex-prefeito e ex-presidente da Câmara - Antônio Wellerson-, está sendo oferecido para a implantação da unidade na cidade. 

O anúncio oficial da construção do IFET em Manhuaçu foi feito recentemente pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, em Brasília (DF).A proposta inicial era de que o instituto federal fosse erguido no local conhecido como “Clube do Sol”, às margens da BR-262 (sentido Reduto). Neste contexto, inicialmente, o município procedeu a doação de um terreno com aproximadamente 4 mil m². Posteriormente, foi necessária a ampliação desta área para 9.250 m², o que vem sendo providenciado pela Prefeitura.

No intuito de assegurar a vinda desta unidade de ensino, o Vereador Teté fez contato com os proprietários do imóvel do Bairro Pouso Alegre, que, concordaram com a ideia da doação do terreno o IFET, possibilitando inclusive a expansão daquele bairro, e, de um modo geral, a área urbana de Manhuaçu. “O trabalho para a implantação do IFET continua e, graças a Deus, quero agradecer esta oportunidade da visita do Reitor Dr. Mário Sérgio e dos engenheiros, atendendo a nosso pedido. Eu tinha certeza de que esta área aqui no Pouso Alegre não seria descartada, e, sim, seria uma área positiva para Manhuaçu, possibilitando-nos a instalação deste campus na cidade.Procurei o Rubens Wellerson por várias vezes, no intuito de propor esta alternativa para a instalação do instituto federal aqui. Em relação ao terreno no “Clube do Sol”, nós precisávamos ter uma segurança maior para confirmarmos o IFET na cidade. Então, estávamos trabalhando nestas alternativas há muito tempo, e, agora, agradeço a Deus e à esta família que atendeu meu pedido e de toda a sociedade, nos proporcionando muita tranquilidade agora. Estendo os agradecimentos ao Reitor, Dr. Mário Sérgio, que tem me atendido muito bem na Reitoria em Juiz de Fora, ao Deputado Federal João Magalhães pelo apoio constante e também ao Deputado Federal Reginaldo Lopes”, esclareceu Teté.

O encontro entre a Comissão da Reitoria do IFET, os moradores e o Vereador ocorreu no começo da tarde, por volta das 13:30h, na propriedade da família. Na oportunidade, o local foi apresentado ao Reitor Dr. Mário Sérgio e aos Engenheiros Dr. Rodrigo Augusto e Dr. Ana Carolina, que, em conversa com os proprietários do imóvel, Dona Dione Mendes Wellerson (Viúva do Senhor Geraldo Wellerson – neto do Ex-prefeito Antônio Wellerson) - e um de seus filhos, o Contador Rubens Mendes Wellerson, relataram que o local oferece condições favoráveis para a instalação do instituto federal.

Com terreno mais plano que a área cedida no “Clube do Sol”, o imóvel no B. Pouso Alegre está com documentação totalmente regularizada, e, por se tratar de terreno particular, os procedimentos burocráticos necessários para oficializar a doação podem ser agilizados, de modo que Manhuaçu cumpra todos os prazos estabelecidos pelo Governo Federal para assegurar a unidade do IFET.

Terreno fica atrás do bairro Alfa Sul e foi motivo de visita do Prefeito Adejair Barros com os vereadores Nelci Alves (Teté), Toninho Gama e Gedival Breder.

De acordo com o Reitor, as obras de construção deverão ter início nos próximos meses, no começo de 2012. “A instalação do IFET em Manhuaçu é uma realidade. É algo que irá acontecer em breve. Estamos com o projeto pronto da obra, e, estamos finalizando a escolha do local para a construção desta unidade. Estamos conhecendo o Bairro Pouso Alegre, uma região muito bonita, muito interessante, e que, eu, particularmente, gostei muito. Acredito que aqui poderá ser a primeira sede do instituto. Precisaremos de uma área de aproximadamente 10 a 15 mil m² para a instalação deste campus, inclusive trouxe aqui dois engenheiros para observarem também este terreno, analisando sua viabilidade para instalarmos o campus neste local. Trata-se de uma obra de cerca de R$ 10 milhões, enfim, uma obra de vulto considerável. Vamos trabalhar inicialmente com uns 1.200 alunos, 60 docentes e 50 técnicos administrativos. A ideia é começar as atividades em 2013, quando as obras deverão estar concluídas e os concursos públicos já estiverem todos sido realizados. No dia 14 de outubro, estaremos mais uma vez em Manhuaçu para a audiência pública, mostrando para a comunidade de Manhuaçu e região o que é o instituto federal, qual a finalidade dele, porque viemos para Manhuaçu, e, isto, foi uma briga dos Deputados Federais João Magalhães e Reginaldo Lopes, juntamente com o Vereador Teté e com o apoio da Prefeitura e da Câmara. Foi uma conquista de Manhuaçu e da região”, afirmou o Reitor.
Sobre o terreno no Bairro Pouso Alegre, a Engenheira do IFET/Sudeste de Minas, Dr. Ana Carolina, mencionou que “a área é muito boa. Nesta análise de hoje, acreditamos que vai ficar apropriado este campus de Manhuaçu funcionando aqui. [...] É muito positiva a existência desta área de preservação no terreno. Vamos tentar aproveitá-la da melhor maneira possível, inclusive em nossos cursos”, relatou.
Também integrante desta comissão da Reitoria do IFET/ Sudeste Minas, o Engenheiro Rodrigo Augusto, comentou que “é uma escola nova, um método de ensino novo que chega para a região. Enfim, a chegada deste campus em Manhuaçu, tanto para a cidade, quanto para a região no entorno da cidade, é um marco histórico”, frisou.

Em entrevista à reportagem, o Contador Rubens Mendes Wellerson, representando a família que procedeu a doação, fez o seguinte relato: “Fomos procurados pelo Vereador Teté, e, nos agrada muito a possibilidade de contribuir fazendo a doação deste terreno já que uma escola deste nível vai qualificar muito a mão-de-obra da região e é um prazer ajudar a concretização deste projeto. O potencial deste novo bairro também é muito grande, oferecendo condições de que a cidade se desenvolva também por esta região”.

Prefeito Adejair destaca asfaltamento do local

Após a visita ao terreno no Bairro Pouso Alegre, o Reitor, os engenheiros e o Vereador Teté digiram-se ao Gabinete da Prefeitura, sendo recebidos pelo Prefeito Adejair Barros, que, no intuito de apoiar esta iniciativa, assinou um Protocolo de Intenção e o entregou ao Reitor, Dr. Mário Sérgio. Adejair adiantou que a Prefeitura providenciará a pavimentação com asfalto entre o IFET e o trevo da BR-262. “Temos certeza que o IFET será de suma importância para Manhuaçu. Hoje, assinamos este Protocolo de Intenção e, se Deus quiser, em pouco tempo, estará sendo construída esta escola federal na cidade. [...] Manhuaçu está cada vez maior. Tudo que depender da Prefeitura, nós providenciaremos, visando melhorar nosso município”, destacou o Prefeito Adejair.

A previsão é de que, nos próximos dias, os engenheiros do IFET retornem à Manhuaçu para uma visita técnica ao terreno do B. Pouso Alegre, para início aos procedimentos relacionados à construção do Instituto Federal.

2ª audiência pública será em outubro

Na sessão ordinária da Câmara, na manhã desta quinta-feira, 20, o Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” – mencionou esta alteração e apresentou, em telão, o Projeto do IFET/ Manhuaçu à Presidência da Casa Legislativa e aos colegas vereadores.

Ainda em seu pronunciamento, Teté agradeceu ao apoio dos Deputados Federais João Magalhães (PMDB) e Reginaldo Lopes (PT), do Prefeito Adejair Barros e Ex-prefeito Sérgio Breder, Presidente da Câmara, Renato Cezar Von Randow, e dos vereadores. Além disto, o Vereador destacou também a realização da 2ª audiência pública para a implantação do IFET, convidando a todos os vereadores para participarem deste evento que definirá, junto com a sociedade, os cursos a serem inicialmente oferecidos na região.

No plenário, o Presidente da Câmara, Renato Cezar Von Randow – “Renato da banca” -, parabenizou o Vereador Teté pelo esforço, destacando a importância do instituto federal para o desenvolvimento da região.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.