Portal Caparaó - Santa Quitéria resgata a festa do Divino
Geral

Santa Quitéria resgata a festa do Divino

05/10/2011

A magnitude de uma das mais importantes manifestações culturais e de fé da Comunidade de Santa Quitéria, em Santana do Manhuaçu, foi resgatada, após treze anos. A Festa do Divino, este ano, teve como imperador Joacir Pires “Neném” e como imperatriz Rayline. A celebração era considerada uma das maiores tradições na localidade e foi revivida com muito fervor pela população.

Em diversas cidades do Brasil, é realizada esta festividade, que tem suas origens nos tempos em que o país ainda era colônia portuguesa. A festa celebra a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e sobre os apóstolos, no Cenáculo, após a ressurreição de Cristo.

O RESGATE

A Comunidade de Santa Quitéria sempre cultivou suas tradições religiosas, mas há treze anos não celebrava a Festa do Divino Espírito Santo. Com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município e o empenho da Primeira Dama Rosa Mendes a tradição foi resgatada. Antes, os representantes da Prefeitura se reuniram com moradores da comunidade e as lideranças religiosas responsáveis pelo evento, como Maria Macedo, Carlinhos Barroso e Salvador Caetano, para a elaboração da programação e os preparativos da realização. “Resgatar a Cultura religiosa de um povo é manter viva sua fé e sua memória. A Prefeitura estará apoiando todas as manifestações culturais de Santana do Manhuaçu, preservando nosso patrimônio cultural” – declarou o Prefeito João do Açougue.

A Festa do Divino, ocorrida nos dias 10 e 11 de setembro, contou com seus tradicionais costumes e celebrações, que incluiu ainda um marcante cortejo, em que pessoas desfilaram por algumas ruas da cidade, trajando roupas e adereços que lembram o Divino Espírito Santo e seus dons e frutos.

PROGRAMAÇÃO

No sábado, além das celebrações religiosas, foi promovido um torneio de futebol de veteranos e um show musical com a Banda Balanceart, que contagiou a todos com um repertório dançante e muito animado, além das tradicionais barraquinhas de comidas típicas.

No domingo, pela manhã, aconteceu a tradicional cavalgada. Cavaleiros e amazonas foram recepcionados na casa do senhor Benzim com um delicioso almoço, regado a um farto churrasco. Depois do torneio de futebol feminino foi realizada a tão tradicional procissão do Divino, pelas ruas do Povoado de Santa Quitéria. Este foi um momento de muita fé e emoção. As comemorações foram encerradas com os shows da banda católica Elos, de Caratinga, e da dupla sertaneja Juninho e Mizael.

BOAS NOTÍCIAS

Durante a festa, o Prefeito João do Açougue anunciou ao público a implantação de dois tele centros, com internet banda larga e dez computadores cada. Um atenderá gratuitamente a Comunidade de Santa Quitéria e o outro ao Distrito de Santa Filomena.

Senisi Rocha - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.