Portal Caparaó - Conselho de Saúde de Manhuaçu promove reunião mensal
Geral

Conselho de Saúde de Manhuaçu promove reunião mensal

18/10/2011 - Atualizado em 18/10/2011 08h07

A reunião do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu tratou dos seguintes assuntos, no auditório da secretaria de saúde: apresentação da experiência de empoderamento popular do Conselho Municipal de Saúde e COUS (Conselho de Unidades de Unidades de Saúde), em Brasília, no mês de novembro; conclusão das obras do canil e prestação de contas.

BRASÍLIA

O CMS será homenageado em Brasília, em novembro, pela experiência de empoderamento popular, quando será apresentado o funcionamento do Conselho e a importante e inovadora participação democrática nos COUS (Conselho de Unidades de Saúde), onde os usuários do SUS têm sua representação. Estarão na capital federal o presidente do CMS, Nelson de Abreu, a secretária Elisabeth Marçal, o secretário de saúde, Dr. Luiz Prata e a equipe técnica do SUS Manhuaçu composta pela enfermeira Maria Cristina Caldeira Duarte, assistente social Márcia Henrique e Cláudia Leitão, psicóloga e diretora administrativa da secretaria de saúde de Manhuaçu.

CANIL

O secretário de saúde, Dr. Luiz Prata, informou ao CMS que o canil municipal está construído e o recolhimento de animais soltos recomeçará em Manhuaçu. A notícia foi comemorada pelos conselheiros de saúde, uma vez que o problema foi tema de diversas reuniões. Para evitar que os animais recolhidos, principalmente eqüinos, sejam soltos à noite,  inclusive com a depredação do canil, será contrata uma empresa que prestará serviço de segurança 24 horas.

PRESTAÇÃO DE CONTAS/ENTREGA DE RELATÓRIOS

A comissão de finanças do CMS apresentou os levantamentos feitos na prestação de contas do Programa Saúde em Casa no período de janeiro a agosto deste ano. Os conselheiros aprovaram as contas. Também foram entregues os relatórios da prestação de contas da secretaria de saúde, referentes aos meses de abril a julho/2011. Após estudo e análise, a prestação de contas será colocada em pauta para aprovação.

DENÚNCIA NO CAPS

Na reunião de setembro, foi apresentada denúncia de irregularidades no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A denúncia dava conta de que houve a troca de medicamento de um paciente por pessoa sem autorização. Para apurar a situação, a comissão de fiscalização do CMS foi ao CAPS, ouviu diversas pessoas e em seguida formulou um relatório com o resultado do que foi apurado e com sugestões para a secretária de saúde. Conforme o secretário Dr. Luiz Prata, todas as medidas necessárias serão tomadas, acrescentando que pretende acatar o relatório do CMS íntegra, embora reconheça que é preciso cuidado, estudo e critério nestas decisões.

FISCALIZAÇÃO

A comissão de fiscalização fará visitas às unidades de saúde para verificação de assuntos de interesse dos usuários do SUS quanto ao atendimento, cumprimento de horário por parte da equipe e qualidade dos serviços prestados. A decisão foi tomada após reclamações de que em algumas unidades há questionamentos, principalmente, quanto aos horários de atendimentos médicos.

Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.