Portal Caparaó - Avião de Eduardo Costa é removido do aeroporto
Geral

Avião de Eduardo Costa é removido do aeroporto

21/10/2011 - Atualizado em 21/10/2011 09h15

Terminou na manhã de terça-feira, 18, a remoção do avião do cantor Eduardo Costa, acidentado no aeroporto de Santo Amaro de Minas, em Manhuaçu. A aeronave havia saído da pista no final da tarde do dia 07, quando trazia o cantor Eduardo Costa para um show na cidade de Simonésia.
Após a perícia realizada por técnicos da Aeronáutica para apurar as causas do acidente, a aeronave foi liberada para que a empresa proprietária fizesse sua remoção.

Segundo o piloto, João César Ottoni Barbosa, houve uma pane no reverso de empuxo da turbina do avião. O equipamento gera um fluxo de ar para frente, com o objetivo de reduzir a velocidade da aeronave, e não funcionou no momento da aterrissagem. Além de não parar na pista, o avião atravessou o alambrado que delimita o aeroporto e parou em uma lavoura de café.

O processo de remoção demorou uma semana. A aeronave foi retirada da lavoura e colocada na pista no dia 12 para que se fizesse sua desmontagem parcial. Durante quatro dias foi feita a retirada das asas e outros equipamentos, para que ela pudesse ser transportada para a sede da empresa em Belo Horizonte. O avião foi colocado num caminhão e transportado na terça-feira.
Todos os procedimentos até a saída do avião do aeroporto foram efetuados sob o máximo cuidado e supervisionados por profissionais especializados.

De acordo com as informações de um técnico em aeronáutica, este processo é extremamente delicado, pois nem sempre o acidente afeta a estrutura da fuselagem, mas uma remoção indevida poderia comprometer toda a aeronave e até causar sua inutilização. São boas as chances de se recuperar a aeronave, pois os danos não foram muito grandes. Deverá ser feita uma análise detalhada por engenheiros especializados e decidir se há chances de se reformar o avião.

Everardo Coelho Sette - portalrealeza.com = Foto Lucas Cerqueira / Socorro São José

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.