Portal Caparaó - Mobilização contra a dengue em Manhuaçu
Geral

Mobilização contra a dengue em Manhuaçu

15/03/2007 - Atualizado em 20/03/2007 06h19

O Conselho Municipal de Saúde (CMS), de Manhuaçu, promoveu na quarta-feira, 14, na Câmara de Vereadores, reunião com lideranças comunitárias e representantes de diversos seguimentos da sociedade para discutir ações de combate a dengue. O objetivo principal é obter apoio de todos para uma ampla campanha de mobilização social em todo o município. Escolas, Associações, Entidades, Conselhos, etc., são convocados a multiplicar o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde. O evento teve a participação direta da secretaria que, não tem medido esforços para apoiar todas as ações que visem combater o mosquito transmissor da Dengue.

A abertura ficou por conta do presidente do CMS, Júlio Caetano Dias, afirmando a importância de uma mobilização social onde todos participem do processo de combate aos focos do mosquito da Dengue.

Estiveram presentes o Secretario Municipal de Saúde, Dr. Rogério Ferreira; a presidente da Câmara de Vereadores, Maria Imaculada Dutra; os policiais militares, capitão Wanderson Santiago e o Tenente Dr. Rodrigo Pereira e o presidente do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma), Vasco Fernando. A representante do Ministério Público, Dra. Adriana Vital do Valle, participou do evento reforçando que todos os encaminhamentos necessários para uma ampla campanha de combate à doença já foram feitos.

Sem trégua

A Diretora de Vigilância à Saúde, Emilce Estanislau Fialho, assumiu a segunda parte da reunião, apresentando todos os números da Dengue em Manhuaçu. Foram apresentados ainda os caminhos seguidos pelos agentes epidemiológicos para combater o mosquito que transmite a doença. Segundo Emilce, todos os bairros da cidade recebem a visita dos agentes que fazem um trabalho de orientação e verificação de focos em todas as residências, excetuando-se aquelas que estão fechadas, uma vez que os agentes não têm poder legar para adentrar em locais fechados.

Comitê de combate à Dengue

Manhuaçu conheceu a experiência vivida em Itabira, cidade mineira com 120 mil habitantes e que desde 1999 não registra casos autóctones da doença. Naquele município, foi criado um comitê com representantes de todos os seguimentos da sociedade que, se reúnem quinzenalmente para discutir assuntos ligados à Dengue. A idéia é contar com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores e demais instituições para a formação de um comitê como este, em Manhuaçu.

Lixo

Ainda de acordo com o balanço apresentado um dos maiores problemas verificados em Manhuaçu, ainda é com o lixo. Muitas pessoas ainda insistem em deixar os quintais sujos com produtos que são verdadeiros convites para o Aedes colocar seus ovos. No ano passado, foram feitos vários mutirões de limpeza em toda a cidade. Mesmo assim, o problema persiste. “Cada pessoa precisa cuidar de sua casa”, afirma Emilce Estanislau. O lixo tem que ser acondicionado em sacolas para o recolhimento por parte do SAMAL. As caixas d’água tem ser bem tampadas, vasos de flores não podem conter água, enfim cuidados que todos devem tomar para evitar a proliferação do mosquito.

Luiz Nascimento - 15/03/07 - 15:17

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.