Portal Caparaó - Moradores saem frustrados de audiência pública
Geral

Moradores saem frustrados de audiência pública

04/11/2011

O Secretário de Segurança do Estado do Espírito Santo, Henrique Herquenhoff, esteve em Ibatiba para realizar mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada. O encontro faz pare de um roteiro traçado pela Secretaria de Estado para discutir o tema Segurança Pública.

Durante a audiência, realizada no auditório da Câmara Municipal, com participação dos prefeitos de Iúna, Ibatiba, Irupi, Conceição de Castelo e Brejetuba, vereadores, lideranças religiosas e comunitárias, as colocações repetitivas deram conta de uns poucos problemas: falta de efetivo da Polícia MIlitar e de delegados de plantão regional.

A motivação inicial aos poucos foi substituída por uma forte frustração à medida que as informações passadas pelo secretário deram conta de que as soluções para os problemas não serão imediatas, ficando ainda a dúvida, mesmo se a longo prazo, pode haver alguma esperança.
O Secretário de Educação de Ibatiba, Fábio Trindade, entre outras colocações, citou a dificuldade que a região passa com a falta de um IML para sanar o sofrimento das famílias que ficam esperando dia inteiro para ter a remoção de um corpo vítima de acidente ou homicídio.

O prefeito de Conceição de Castelo enfrenta dificuldades com superlotação da cadeia, afirmando que onde deveriam estar 13 presos, tem mais de trinta e que só sete são do seu município.

SEM SOLUÇÃO

Henrique Herquenhoff, afirmando que não gosta de prometer o que não pode cumprir, salientou que está aguardando um concurso da polícia para distribuir os PMs com os batalhões, mas que isso demanda tempo, uma vez que o curso só se inicia no ano que vem. Quanto aos plantões de delegados na região do Caparaó, afirmou que a partir do ano que vem, quando forem efetivados delegados do concurso atual, poderá instalar uma regional para atender os municípios.

Sobre o IML, Henrique Herquenhoff disse que não há possibilidades, porque o órgão precisa de pelo menos dez médicos para atuar. Ele admitiu apenas a possibilidade de manter um veículo na região para remoção mais rápida.

Já a questão da construção da delegacia e do prédio do batalhão em Ibatiba, ficaram sem qualquer resposta. Ele disse que solicitou ao IOPES - Instituo de Obras Públicas do Estado a licitação de uma empresa para elaborar o projeto do 14º BPM. Depois desse projeto aprovado, vem a segunda etapa que seria a licitação da empresa para construção e a terceira etapa que seria a execução da obra. Pela velocidade do andamento desses projetos, é provável que a construção não seja executada tão cedo.  

O pároco da Igreja São Paulo Apóstolo - do distrito de Pequiá, município de Iúna, padre Enildo Genésio de Souza, entregou documento reivindicando efetivo e ressaltando que a comunidade de mais de cinco mil habitantes, exposta ás margens da BR-262 e na divisa de estado, não conta com nenhum policial no distrito.

A presidente do Conselho Tutelar de Iúna, Edna Maria de Melo, fazendo referência à oferta que o prefeito Zé Ramos fez da doação de um terreno para a Secretaria de Segurança construir uma delegacia de polícia em Iúna, disse que sua cidade está igual a uma equipe caindo para a segunda divisão. “Perdemos o batalhão, agora, ficamos sem a delegacia”. Na oportunidade, ela cobrou um posicionamento do secretário, solicitando que ele marcasse data para o início da obra.

Jornal A Notícia Iúna - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.