Portal Caparaó - Justiça Federal é tema de reunião na ACIAM
Economia

Justiça Federal é tema de reunião na ACIAM

10/11/2011 - Atualizado em 10/11/2011 08h14
Em reunião na ACIAM, o juiz federal Aníbal Matos explicou o trabalho da Justiça Federal em Manhuaçu

A Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) recebeu o Juiz Federal Dr. Aníbal Magalhães da Cruz Matos para apresentar os trabalhos da Seção Judiciária Federal de Manhuaçu, durante reunião na manhã de terça-feira, 08. No encontro, foi anunciada uma parceria entre a Justiça Federal e a ACIAM.

Instalada em junho no Bairro Coqueiro, a Seção Judiciária de Manhuaçu foi resultado de um trabalho de várias entidades e lideranças e atendeu também a vários critérios técnicos relacionados a distância, demanda e população atendida. A mobilização fez com que Manhuaçu saísse na frente de várias outras cidades, inclusive municípios maiores.

Dr. Aníbal Cruz Matos assumiu a função na cidade há pouco tempo, mas argumenta que a presença da Justiça Federal na região é muito importante e causa reflexos muito grandes no desenvolvimento econômico da região. Ele explica que estão fazendo atendimento de grande parte da população rural e avançando na resolução de processos que estavam acumulados. “Antes da instalação da nossa Seção, a Justiça Estadual, naturalmente, acabou acumulando muitas demandas que eram de competência nossa”, ressaltou.

A Justiça Federal prepara um segundo mutirão de 21 a 26 desse mês para atender cerca de 700 processos. “O primeiro mutirão foi um sucesso, foram atendidos cerca de 800 processos que estavam parados há alguns anos e cerca de 4 milhões de reais foram injetados na economia local, a partir dos acordos e julgamentos que tivemos aqui. Outros 700 processos e cerca de três milhões de reais virão nessa nova etapa e terão bons efeitos na economia regional”.

PERÍCIA

Um dos pontos de atuação específica da Justiça Federal em Manhuaçu tem sido a questão das perícias médicas em ações sobre o INSS. “Em casos relativos aos trabalhadores, onde há questionamentos na avaliação da perícia médica do INSS, podemos fazer uma nova avaliação na Justiça Federal com um perito nosso. Essa prova permite-nos dizer se a pessoa tem o direito pretendido. Estamos resolvendo muitos casos dessa forma”, detalha.

Dr. Aníbal explicou que agora existe um consultório funcionando na sede da Justiça Federal com médico perito atendendo e já estão sendo credenciados profissionais na região também.

PARCERIA

O juiz federal salientou que o encontro com os empresários foi positivo para apresentar os trabalhos e firmar uma parceria com a ACIAM. “É uma entidade que tem um papel de liderança na comunidade e que soma esforços em prol do desenvolvimento de Manhuaçu”, destacou.

Para o presidente da ACIAM, Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama), a presença do Dr. Aníbal na ACIAM foi fundamental para explicar os os projetos da Justiça Federal em Manhuaçu. Ele ressaltou que a chegada da Seção Judiciária trouxe celeridade para as ações que envolvem a União, notadamente nos casos com o INSS.

“Realmente, notamos vários casos sendo resolvidos, além dos recursos que passaram a circular na economia regional. Estamos dispostos a manter uma parceria, intermediando ações que podem ser realizadas para que o trabalho seja cada vez melhor e mais eficiente”, concluiu.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.