Portal Caparaó - Dengue: 35 casos suspeitos e 3 confirmados
Geral

Dengue: 35 casos suspeitos e 3 confirmados

15/03/2007 - Atualizado em 18/03/2007 12h15

Foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu três casos de Dengue clássica na cidade. Os casos têm ligação direta com a epidemia verificada recentemente em Ipanema. Uma das pessoas reside no bairro Ponte da Aldeia e passou férias naquela cidade. A outra mudou-se de lá para o bairro São Jorge. A terceira vítima do mosquito mora no bairro São Vicente e trabalha na região da rodoviária, considerada uma área crítica devido ao grande fluxo de pessoas de outros municípios.

São Vicente

O bairro São Vicente é a principal preocupação do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde. Dos 35 casos suspeitos, 18 são de lá. Durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu, na quarta-feira (07-03), a Diretora de Vigilância à Saúde, Emilce Estanislau Fialho, pediu o apoio dos conselheiros para uma conscientização dos moradores. Segundo ela, muitos moradores do São Vicente ainda não entenderam a gravidade da situação.

Aplicação de inseticida

Devido ao problema, agentes estão aplicando inseticida no bairro desde a última segunda-feira (07-03). São utilizadas bombas e a aplicação é feita nos quintais das residências para eliminar o mosquito transmissor da Dengue. De acordo com Emilce Estanislau, uma das maiores dificuldades ainda é a resistência de algumas pessoas em não permitir a entrada dos agentes nos quintais.

Durante a aplicação

Os cuidados que devem ser tomados durante a aplicação do inseticida são simples. Primeiramente, receber os Agentes e facilitar o acesso aos quintais. Depois abrir portas e janelas para que seja atingido o mosquito escondido dentro de casa, cobrir alimentos e utensílios domésticos, retirar roupas do varal, proteger os animais domésticos, suas vasilhas de alimento e água. Crianças e pessoas idosas não devem ficar próximas ao local da aplicação do inseticida.

O serviço não pára

O Secretário de Saúde de Manhuaçu, Dr. Rogério Ferreira, disse que as ações da secretaria não param. Em todos os pontos da cidade os agentes estão trabalhando para evitar que ocorra uma epidemia de Dengue. Mas reforça, de nada vai adiantar todo o empenho dos agentes se a população não fizer sua parte. Em quanto houver água limpa parada, o mosquito irá continuar proliferando-se.

Problema nacional

Manhuaçu participou da reunião da Macro Regional Sudeste para avaliação do Programa Nacional de Combate à Dengue, realizado no Rio de Janeiro. Os números apresentados na capital fluminense são preocupantes.

No Brasil, em 2006, foi registrado um aumento de 302% em relação a 2005. Em números, o salto foi de 35.218 para 345.922 casos da doença. Em Minas, o crescimento foi de 116,58%, passando de 20.049 em 2005, para 43.422, em 2006.

Luiz Nascimento - 15:21 - 15/03/07

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.