Portal Caparaó - Flores de Manhuaçu na Alemanha
Economia

Flores de Manhuaçu na Alemanha

07/12/2011 - Atualizado em 07/12/2011 06h28

A Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais e Exóticas de Manhuaçu e Região (APPOEX) e a Central de Negócios Tropical Flores participaram de uma Missão de Negócios Internacional, promovida pelo SEBRAE, até a Alemanha. A presidente da entidade, Marlene Gama Dutra, representou o segmento do cultivo de flores tropicais de Manhuaçu e região.

Durante os dia 29/10 a 06/11, Marlene participou de reuniões e visitas a cooperativas e centrais de negócios nas cidades de Frankfurt, Bonn e Colônia. “Foi uma missão empresarial para criar novos laços de negócios entre a Europa e o Brasil. Eu estive com as negociações relacionadas ao segmento de flores tropicais, mas tivemos empresários dos diversos ramos do agronegócio, como mel, leite, café, tomate e morango”, explicou.

Além de Marlene, estiveram presentes, Vicente Soares Cardoso Naves – Belo Horizonte; Regina Aparecida da Silva – Araxá, o consultor da Missão e intérprete Iohann Wolfgang Shneider e a Coordenadora das Centrais de Negócios - Acesso a Mercado e Relações Internacionais Algeny Gomes Ferreira.

O objetivo principal desta missão foi viabilizar o acesso dos produtores e micro e pequenos empresários a mercados, tecnologias, oportunidades de negócios e potenciais parceiros estratégicos, com a finalidade de conhecer experiências de Centrais – Cooperativas na Europa que possam contribuir para o desenvolvimento e crescimento das empresas.

Marlene Gama Dutra afirma que aprendeu bastante durante a visita à Alemanha. “Posso afirmar que trouxe para a nossa Associação uma bagagem de conhecimentos e de experiências bem sucedidas. A Alemanha, um país que para recomeçar a vida após a devastação da 2ª Guerra Mundial, se uniu em grupos, adquirindo forças e assim surgiram as Cooperativas que se organizaram, cresceram e hoje servem como exemplo para o mundo”, afirma.

Entre os resultados, ficou definida a visita de uma delegação alemã da Confederação Nacional dos Produtores de Flores e Hortifrutigranjeiros da Alemanha para conhecer e importar as flores tropicais de Manhuaçu e região. “Nossa flores encantaram a todos pelas suas exuberantes e variadas cores”, resumiu.

Marlene explica que as conquistas foram frutos da missão e de pessoas dedicadas e determinadas que formaram um grupo que com o passar dos anos, foram adquirindo conhecimentos, se profissionalizando e tornaram membros da APPOEX. Hoje na Central de Negócios Tropical Flores são empresários com objetivos comuns. “Com uma produção satisfatória e sempre buscando crescimento e conhecimentos, fomos convidados para comercializar Flores Tropicais nas futuras instalações, em 2013, no Mercado de Flores no CEASA – BH e para 2012, exportar Flores Tropicais para a Europa”, afirma Marlene.

Marlene Gama Dutra ainda destacou o apoio fundamental do SEBRAE, através de seus representantes técnicos, consultores e coordenadores. “Gostaria de agradecer a todas as pessoas que sempre acreditaram no trabalho de nosso grupo. Nós buscávamos uma alternativa de renda e criamos uma nova fonte de trabalho para nossa região”, finalizou.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.