Portal Caparaó - Emater premia melhores cafés da região
Agronégocios

Emater premia melhores cafés da região

09/12/2011

Tamires Rodrigues da Silva (Manhumirim) e José Rocha (Manhuaçu) foram os dois campeões no Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas – Etapa Manhuaçu 2011. A premiação aconteceu na quinta-feira, dia 24, na sede da AABB de Manhuaçu.

Realizado pela Emater com a participação de cafeicultores dos 20 municípios que compõem a regional, o concurso teve 382 cafeicultores das comunidades de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Chalé, Durandé, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Orizânia, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Sericita, Simonésia, Vermelho Novo. Desse total, 321 cafeicultores concorreram na categoria Café Natural e 61 cafeicultores na categoria Café Cereja Descascasdo – CD. 

O evento final contou com a presença de cerca de 300 pessoas entre prefeitos, vereadores, secretários de agricultura, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, representantes de sindicatos de produtores rurais, cooperativas de café, Sebrae, associações e principalmente de cafeicultores com suas famílias.

Durante o evento foram realizadas duas palestras: mercado de café pelo coordenador técnico regional da Emater, Paulo Roberto, e a outra sobre Crédito Rural proferida pelo Gerente Sérgio da Agência do Banco do Brasil de Manhuaçu e pelo Assistente Técnico Rural do Banco do Brasil Paulo Cordeiro.

VENCEDORES

Depois de muita expectativa, foram divulgados os ganhadores nas duas categorias:
Categoria Café Natural:
1º Lugar : Tamires Rodrigues da Silva - Manhumirim        
2º Lugar: José Odair Rodrigues - Manhuaçu
3º Lugar: Geraldo Rodrigues dos Reis - Manhumirim
4º Lugar: José Antônio da Costa - São João do Manhuaçu
5º Lugar: Giovani César Vieira - Santa Margarida
Categoria Café Cereja Descascado - CD:
1º Lugar : José Rocha - Manhuaçu            
2º Lugar: José Dutra Sobrinho (espólio) - São João do Manhuaçu
3º Lugar: Luiz Antônio da Paixão Neto - São João do Manhuaçu
4º Lugar: Alberto Nunes Sena - Manhuaçu
5º Lugar: Ceci Maria de Faria - Manhuaçu

Foram premiados os dois campeões com TVs LCD de 32 polegadas, os outros receberam Ciclus NK; caixas de FH Café; motosserra, pulverizadores, kits de pulverização, análises foliares e manuais de Café – Colheita e preparo.

A Prefeitura de Manhumirim recebeu um certificado pelo melhor produtor com café natural, enquanto a Prefeitura de Manhuaçu foi homenageada com o melhor produtor de café cereja descascado.

Houve exposição de máquinas agrícolas e uma demonstração de torrefação de café com um “blend” (mistura) dos melhores cafés participantes do concurso. Ao final do evento, foram servidos diversos pratos feitos com café e servido um cafezinho com os grãos torrados no evento.

O concurso de qualidade de café foi uma iniciativa que surgiu em Manhuaçu e hoje é realizado em todas as regiões produtoras de Minas Gerais. O Gerente Regional da Emater Rômulo Mathozinho destaca que além de incentivar a qualidade, o concurso valoriza a região: “Temos excelentes cafés e isso ficou evidenciado durante o concurso. Foram cafés muito bons e que com certeza confirmam a boa qualidade do café da região. Quero aproveitar para agradecer também a todos os participantes e parceiros desse evento. Foi realmente uma ação de grande sucesso”, ressaltou.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.