Portal Caparaó - Moradores contam prejuízos causados pelo temporal
Geral

Moradores contam prejuízos causados pelo temporal

29/12/2011 - Atualizado em 29/12/2011 16h08
 
 

Apesar de haver registros de problemas em todos os bairros, os maiores danos provocados pelos fortes ventos da tempestade da noite de quarta-feira, 28, estão concentrados entre os bairros Nossa Senhora Aparecida, Bom Jardim, São Jorge, Santa Luzia, Lajinha, Vila Deolinda, Ponte da Aldeia, Sagrada Família, Todos os Santos e Santo Antônio. Nessa parte da cidade de Manhuaçu há centenas de casa que tiveram telhas arrancadas ou quebradas, paredes destruídas, árvores e placas quebradas. Nesta quinta-feira, moradores e empresários contam prejuízos e tentam recuperar seus bens.

VENTOS FORTES

Com o amanhecer é que foi possível visualizar a dimensão dos estragos. Em bairros como o Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, Sagrada Família e na rua Júlio Bueno, centenas de casas estão com telhados parcialmente danificados. Em alguns imóveis, foi toda a cobertura arrancada.

VEJA GALERIA COM AS ÚLTIMAS FOTOS DOS ESTRAGOS EM MANHUAÇU

Muitos moradores relatam que ficaram até a madrugada carregando móveis. Em algumas ruas, a eletricidade só foi reestabelecida quase cinco horas depois do temporal. Houve muitos casos em que telhas e árvores arrebentaram redes de distribuição de energia.

PLACAS

Em vários locais, placas de empresas, outdoors e muros foram derrubados com a força dos ventos. Na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar e no trecho da BR-262 entre o cemitério e a Ponte da Aldeia, dezenas de árvores foram quebradas. Alguns chegaram a ser arrancadas com a raiz.

No trevo do cafeicultor na BR-262, uma revenda de automóveis teve a placa e toda a frente de vidro temperado destruídos. No mesmo local, folhas de palmeiras e galhos de árvores obstruíram a rodovia federal.

No cemitério municipal, a cobertura da escadaria principal foi abaixo com os fortes ventos.

BAIRRO LAJINHA

O acesso ao bairro Lajinha teve que ser totalmente interrompido pela rua José Tertuliano Hott. O local em que a prefeitura começou a abrir a rua e a retirar algumas pedras em setembro já estava ameaçado. Com as chuvas, parte do barranco cedeu e fechou a via.

Máquinas e caminhões da Prefeitura de Manhuaçu fizeram a retirada dos galhos e lama. O local corre risco de novos deslizamentos. Moradores reclamam da demora em solucionar o problema e criticam os sérios transtornos causados pela lama no local.

DEFESA CIVIL

Durante toda a noite e manhã desta quinta-feira, equipes da Secretaria de Obras auxiliaram na retirada de árvores e galhos. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também atuaram em dezenas de atendimentos.

O Prefeito Renato Cezar Von Randow e o Secretário de Obras José Maria Dornelas percorreram os principais pontos atingidos. “Nós colocamos máquinas e operários para fazer a limpeza das ruas e reparos em locais que há mais problemas. Estamos também muito preocupados com a quantidade de bueiros entupidos e o risco de novas chuvas. Já determinei que a Defesa Civil providencie telhas para as casas que foram atingidas e lonas para locais de maior risco, principalmente barrancos”, explicou o Prefeito Renato Cezar.

Segundo ele, a tempestade num intervalo de duas horas acompanhada de ventos muito fortes provocou danos em todo o município. “É visível que os problemas estão mais intensos em alguns bairros, mas estamos deslocando equipes para tentar atender o mais rápido possível. Infelizmente, são muitos problemas ao mesmo tempo. Podem ter certeza que estamos fazendo de tudo”, garantiu.

Engenheiro e equipes de apoio já estão avaliando locais mais críticos. Cinco famílias tiveram que deixar suas casas no bairro Santa Luzia.

Carlos Henrique Cruz - Fotos Carlos Henrique / Rodrigo Baia / Fabrício Barbosa / Tamy Fernandes / Ingrid Pimentel / Izanete Evangelista / Abimael Araújo / Vanessa Souza

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.