Portal Caparaó - Professores de Manhuaçu começam "operação tartaruga" nesta quarta
Geral

Professores de Manhuaçu começam "operação tartaruga" nesta quarta

16/10/2007 - Atualizado em 20/10/2007 14h14

 

Os professores das escolas municipais de Manhuaçu iniciam nesta quarta-feira Operação Tartaruga. A decisão de reduzir o tempo de aulas foi tomada durante a Assembléia da categoria promovida pela União Nacional dos Servidores Públicos (UNSP) nesta segunda-feira, Dia do Professor.  

A decisão foi resultado de análise de três propostas. Uma delas era de que os professores parassem as atividades até um posicionamento da Prefeitura de Manhuaçu. A idéia aprovada é de que eles reduzam as atividades até que o prefeito Sérgio Breder e o Secretário de Educação Eduardo Portilho se reúnam com a representação dos trabalhadores municipais em educação.

“Já reunimos com o prefeito e fizemos propostas, mas não houve resposta. Enviamos convites para ele e para o secretário e ninguém compareceu a nossa assembléia. Devido a isso, os professores definiram que é preciso fazer esse movimento para chamar a atenção do que vem ocorrendo”, afirma a coordenadora distrital Carmem Brum.

Na assembléia, a decisão é manter a operação tartaruga até acontecer uma reunião com a administração. “Acreditamos que o prefeito e o secretário vão sentar para conversarmos e chegarmos a um acordo. Nós somos sensatos a ponto de saber que não vamos ter tudo, mas é preciso uma negociação e respostas concretas para os funcionários sobre a questão do piso”, analisa.

A paralisação total não foi descartada, mas os servidores determinaram que antes do dia 15 de novembro essa proposta não será efetivada. A idéia é manter a operação tartaruga por até um mês e reavaliar o que fazer, caso não haja uma posição do governo.

PISO SALARIAL DE 850 REAIS

A principal reivindicação dos servidores é o piso salarial para professores. Eles querem que a prefeitura assuma o compromisso de implantar a tabela em janeiro, a exemplo do Estado.

O governador Aécio Neves sancionou em setembro projeto de lei que antecipa para janeiro próximo a implantação do piso nacional remuneratório de R$ 850,00 para os professores da rede estadual de ensino. O novo piso representa correções de até de 88,9% no valor da remuneração atual dos professores mineiros e será pago para cada 24 horas semanais de trabalho.

Em Minas Gerais, o piso será pago integralmente a partir de janeiro de 2008, sem qualquer escalonamento, ao passo que o projeto do governo federal prevê a implantação do piso em três etapas anuais (2008, 2009 e 2010).  No caso de Manhuaçu, os servidores reivindicam a mudança já no início do próximo ano ou um acordo que garanta o piso em breve espaço de tempo.

CÂMARA MUNICIPAL

Os servidores também definiram que participam da reunião da Câmara Municipal nesta quinta-feira (18) a partir de 8:30 horas. Eles elegeram dois representantes para se inscreverem e apresentarem a reivindicação da categoria.   Carlos Henrique Cruz - 16/10/07 - 23:29 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.