Portal Caparaó - Falta de chuva provoca mortandade de peixes no Rio Manhuaçu
Segurança

Falta de chuva provoca mortandade de peixes no Rio Manhuaçu

17/10/2007 - Atualizado em 22/10/2007 06h52

Moradores do Bom Pastor e Engenho da Serra observaram vários peixes mortos no trecho do rio Manhuaçu entre a ponte da Avenida Barão do Rio Branco e a Usina Nova Sinceridade, em Manhuaçu, nesta terça-feira. A falta de oxigênio e o calor são apontados como responsáveis pela mortandade de peixes.

Policiais do Grupamento de Meio Ambiente estiveram no local e verificaram que, além das várias espécies de peixes mortos, havia outros tentando buscar oxigênio junto ao espelho d’água.

Apesar do levantamento junto a população ribeirinha e empresas próximas ao local, aparentemente nenhum efluente foi lançado no rio. Policiais acreditam que a mortandade de peixes tenha sido causada pela baixa oxigenação da água, devido ao seu pouco volume e ao calor intenso.

Mau cheiro

Segundo Dona Dulcia Moraes, uma moradora do bairro Engenho da Serra, os peixes começaram a aparecer boioando nas águas do Rio Manhuaçu, no final da tarde de segunda, muitos ainda vivos, mas durante a terça-feira e manhã de quarta, a quantidade de peixes mortos aumentou bastante.

Ela explica ainda que começaram a morrer logo depois que o Samal iniciou a limpeza do mato às margens do rio no bairro Engenho da Serra. Agora o problema maior está sendo o mau cheiro, que invade as casas da população ribeirinha.

"Olha, não podemos nem almoçar em casa com um mau cheiro terrível desse. A prefeitura tem que tomar uma providência, nós não podemos ser deixados assim. O mau cheiro é muito forte. Da rua, a gente ja sente", completou a moradora.

Como não há indícios de que o fato foi criminoso, o assunto foi encaminhado ao Núcleo de Pesca e Biodiversidade do IEF.

Carlos Henrique Cruz - 17/10/07 -  Jailton Pereira - Atualizado 16:20 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.