![]() |
![]() |
A Prefeitura de Manhuaçu e a Câmara de Vereadores reuniram-se na tarde de quinta-feira, 19, para apresentação do projeto Lixo Energia, no Plenário da Câmara. Vários prefeitos e representantes de municípios da região também participaram do encontro a fim de estudar implantação de uma usina que transforma o lixo em energia.
Participaram as cidades de Manhuaçu, Abre Campo, Manhumirim, Reduto, Matipó, Alto Caparaó, Simonésia e Durandé.
Este foi o segundo encontro realizado já que o primeiro aconteceu a aproximadamente seis meses em que foi apresentando os objetivos da Planex Consultoria, responsável pela apresentação do projeto.
O Diretor Superintendente da Planex, Maurício Dias Fernandes, acompanhado do Gerente de Energia Alternativa, José Alfredo Araújo e Henrique Braga, fez a explanação aos convidados.
“Há aproximadamente seis meses nós tivemos aqui, quando fizemos exposição mais ampla e naquela oportunidade nós não conhecíamos o potencial da região. Foi feito um estudo pelo próprio pessoal da região e passamos a ter conhecimento do que produz efetivamente em termos de resíduos sólidos e agora estamos com um cenário definido para totalizar um volume final da ordem de 150 toneladas de lixo por dia que é o que viabiliza a instalação de uma usina na região. Um grande número de municípios está interessado”, comentou Maurício.
O Prefeito de Manhuaçu, Renato Cezar Von Randow “Renato da Banca”, avaliou como positivo o segundo encontro. “É de grande valia para a nossa região e agora estamos na parte de conclusão financeira e jurídica. Acredito que a população e o meio ambiente vão sair ganhando”, ressaltou.
O que é o Projeto Lixo Energia
A proposta apresentada com os municípios sugere uma estrutura em que os resíduos serão separados, incinerados e transformados em energia elétrica. O projeto prevê que esta energia poderá ser comercializada ou utilizada pelo próprio município – proporcionando a redução de despesas aos cofres públicos.
A partir de junho de 2010, foram iniciados levantamentos nas cidades vizinhas da região de Manhuaçu. O primeiro passo foi definir um raio de atuação com base nas características regionais e de distância.
Definiu-se um grupo de 43 municípios localizados num raio de até 120 quilômetros.
Para fins de levantamento, foram feitos contatos com as prefeituras das cidades e com a FEAM – Fundação Estadual de Meio Ambiente, dentro do Programa Minas Sem Lixões.
Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com