Portal Caparaó - Câmara abre espaço para homenagem às mulheres
Geral

Câmara abre espaço para homenagem às mulheres

09/03/2012 - Atualizado em 09/03/2012 08h54

Mais uma vez foi bem sucedida a iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em homenagear as mulheres no dia dedicado a elas. Por meio de parceria com a Câmara de Vereadores, foi realizada solenidade especial na Casa Legislativa, na manhã desta quinta-feira, dia 08, contando com expressiva participação de mulheres representantes de diversos segmentos sociais.

O público presente saboreou um delicioso café da manhã, instantes antes do início da solenidade. Em seguida, no plenário D. Ivonne Almeida, a cerimônia chamou a atenção dos participantes, com pronunciamentos e homenagens.

A Mesa Diretora foi composta pelo Presidente da Câmara, Jorge Augusto Pereira – “Jorge do Ibéria”; Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas e Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Lino da Costa e Silva. Entre os presentes, a Mobilizadora do SENAR/Manhuaçu, Isaura da Paixão; Vice-presidente da Casa Legislativa, José Geraldo Damasceno – “Zé Rulinha”-, Vereador Fernando Gonçalves Lacerda, Delegada de Polícia, Dra. Lujan Pinheiro (6ª DRPC), Secretária M. de Trabalho e Des. Social, Dra. Beatriz Lourenço Prata; Superintendente Regional de Ensino, Patrícia Luciene Fialho, e a Presidente do CMDRS (Conselho M. de Des. Rural e Sustentável), Sandra Cerqueira. O Prefeito Renato Cezar Von Randow – “Renato da banca” – também prestigiou o momento, acompanhado da esposa, 1ª dama Elaine Gracie Von Randow (Presidente do CAF – Centro de Apoio à Família).

Após os pronunciamentos das autoridades, o Sindicato e o SENAR prestaram homenagens às mulheres que se destacaram por suas atuações no município, no decorrer do ano de 2011. A Mobilizadora do SENAR, Isaura da Paixão, apresentou em telão um balanço das atividades desenvolvidas no município e apresentou os novos projetos visando a inclusão social e valorização da mulher.

Também fez parte da programação uma palestra relacionada à Mulher nos contextos político, cultural e social da atualidade, ministrada por Dra. Beatriz Prata. 

Em entrevista, o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e Secretário Municipal de Agricultura, Lino da Costa e Silva, ressaltou a satisfação em tornar tradicional esta comemoração no calendário de eventos da cidade. “Trata-se de um evento que realizamos a quinze anos consecutivos, em homenagem às mulheres. Mas, podemos dizer, na realidade, que esta homenagem já existe há mais de dois mil anos, quando o Anjo Gabriel anunciou à Maria que ela conceberia o filho que é o maior homem da humanidade e que ela seria para sempre bem-aventurada, e, hoje, protege a todos nós. Parabéns às mulheres! Fazemos esta ação em parceria com o SENAR, a Prefeitura e a Câmara, o que nos possibilita dar continuidade a esta iniciativa”, comentou Lino.

O Prefeito Renato Cezar Von Randow mencionou a homenagem anteriormente prestada no Paço Municipal e elogiou esta iniciativa. “É um trabalho que revela uma participação brilhante da Isaura e toda a sua equipe, neste dia especial, o Dia da Mulher. Mulher que é mãe, filha, esposa, enfim, a razão de nosso existir”, afirmou o Prefeito.

No encerramento da solenidade, as mulheres receberam rosas de presente, uma cortesia do Vice-presidente da Câmara, José Geraldo Damasceno – “Zé Rulinha”-. O Vereador também dedica seu tempo ao cultivo de rosas, além das atividades legislativas, e possui um roseiral no Distrito de Ponte do Silva, onde reside. “É uma alegria homenagearmos as mulheres nesta data tão especial. Queremos ser solidários a este grande trabalho prestado ao longo dos anos em Manhuaçu. E, com este pensamento, decidimos presentear as mulheres com botões de rosa, de produção nossa”, comemorou Zé Rulinha.

O Presidente da Câmara, Jorge Augusto Pereira – “Jorge do Ibéria” – se pronunciou, reafirmando a importância desta data, o valor da mulher na sociedade e a atenção da Casa Legislativa em apoiar e promover sua dignidade. “Com muito prazer, estamos comemorando o Dia Internacional da Mulher aqui na Câmara Municipal. Parabenizamos a todas as mulheres de Manhuaçu e região, e, buscando apoiá-las na busca por seu espaço merecido junto à sociedade, na política, no trabalho e no lar. Este evento foi muito bonito e contou com a presença de várias mulheres que são autoridades no município, além de moradoras. Isto engrandece a Câmara Municipal”, pontuou o Presidente Jorge do Ibéria.

A Vereadora Maria Imaculada Dutra Dornelas, que também recebeu homenagens por seu trabalho no dia-a-dia e por ser a única mulher integrante do Poder Legislativo, mencionou as conquistas e os desafios da atualidade. “É um dia importante para todas nós mulheres. Temos conhecimento da nossa luta no dia-a-dia. Reafirmo que nós precisamos trabalhar acreditando, tendo esperança de que um dia atingiremos nossos objetivos. A história mostra que se avançou muito, mas, precisamos avançar muito mais. Existem muitos projetos que beneficiam as mulheres, mas que ainda se encontram parados, presos nas mãos dos homens. Precisamos continuar lutando pelo alcance de nossos direitos, como por exemplo, um sonho de longa data que temos: a implantação de uma delegacia especializada para mulher na sua estrutura própria. Vamos continuar com este sonho tendo a esperança de que iremos conseguir realizá-lo, se Deus quiser”, anunciou a Vereadora.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.