Portal Caparaó - Doação ao Fundo da Criança de Manhuaçu
Geral

Doação ao Fundo da Criança de Manhuaçu

14/03/2012 - Atualizado em 14/03/2012 12h46

As pessoas que ainda não declararam o Imposto de Renda (IR) de 2012 têm a oportunidade de ajudar alguma instituição social sem ter nenhum gasto extra. Para isso, basta destinar uma parcela do imposto devido, ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Manhuaçu.

A doação de pessoa física, que antes era de no máximo 6% para diversas entidades ligadas a projetos culturais e de desportos, passou a ser destinada, desde 18 de janeiro de 2012, apenas ao FIA, com a taxa de no máximo 3%. Com a nova lei, as pessoas que em 2011 doaram 6% não poderão doar este ano. Quem fez uma doação menor que 3% só poderá doar até a porcentagem máxima.

Em Manhuaçu, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente está devidamente constituído e apto a receber doações de contribuintes, pessoa física ou jurídica. Esse fundo é gerido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para mais informações e os procedimentos a serem adotados basta procurar a Secretaria Executiva do Conselho Municipal, no primeiro andar do prédio da Câmara Municipal. As funcionárias responsáveis pelo atendimento são Maria de Fátima Mayrink Brito e Terezinha Mendes, de 13:30 às 17:30, ou pelo telefone (33) 3331-1740.

Os interessados têm até o dia 30 de abril para efetuar a dedução integral de valores ao FIA. Depois de declarar a doação no imposto de renda, o valor será deduzido da quantia que deve ser paga à Receita Federal.

A doação deve ser depositada no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Manhuaçu - Banco do Brasil Agência 0316-6 Conta 10.592-9.

De posse do recibo de depósito na conta do Fundo, a pessoa/entidade deve comparecer à sede da Secretaria Executiva do Conselho (Rua Hilda Leitão, 161, 1º andar da Câmara Municipal) para trocá-lo por um recibo de doação em que deve constar o nome, número de sua inscrição no cadastro de pessoa física ou jurídica e o valor doado.

A iniciativa tem apoio do Conselho Regional de Contabilidade, Associação dos Contadores da Região de Manhuaçu, ACIAM e CDL Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.