Uma comissão formada por representantes do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Manhuaçu) e da Caixa Econômica Federal foi à Brasília, na semana passada, onde em reunião
![]() |
![]() |
![]() |
no Ministério das Cidades ficou definido que o projeto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Manhuaçu será retomado.
Participaram da reunião, o Diretor da SAAE/Manhuaçu, Heron de Souza; o Engenheiro do SAAE/Manhuaçu, Olindo Magalhães e Engenheiro da Caixa Econômica Federal, Daniel Bravo.
Todos foram recebidos pelo Diretor de Desenvolvimento e Cooperação Técnica do Ministério das Cidades, Manoel Renato Machado Filho e pelo Gerente de Projetos, Hélio José de Freitas.
O Diretor do SAAE/Manhuaçu, Heron de Souza, falou sobre o encontro e a retomada da obra.
“Fomos à Brasília a fim de retomar as obras que estavam paralisadas do PAC em Manhuaçu. É uma obra de quatro milhões de reais que está sendo executada pelo SAAE e estava em vias de ficar perdida se não houvesse a nossa intervenção, então a pedidos do prefeito fomos à Capital Federal para negociar com o Governo Federal para que a obra não fosse dada como não funcional”, explicou.
Depois de firmar compromisso com o ministério das cidades, o SAAE já recebeu a visita de uma equipe de Engenheiros da CEF, que vistoriou as obras da ETE.
“Graças a Deus tivemos sucesso e estamos com o cronograma pronto que está sendo executado a partir desse novo compromisso. Na visita dos engenheiros da Caixa, verificaram a situação atual da obra, estudaram e deram sugestões para remodelagem do projeto para que se torne viável e aconteça então o tão sonhado tratamento de esgoto em nossa cidade”, ressaltou Heron.
Uma nova licitação vai ser realizada para definir a empresa que vai dar continuidade à obra.
“Vamos fazer uma nova planilha onde os valores serão atualizados e a partir do momento que for uma planilha exeqüível, vamos lançar novamente licitação para outra empresa iniciar os trabalhos”, salientou o diretor da autarquia.
O Diretor do SAAE fez questão de tranqüilizar a população. Heron disse que o município não vai mais perder a oportunidade de ter seu esgoto tratado. “É fundamental para Manhuaçu no sentido de tratar o esgoto a fim de não ferir o meio ambiente e queremos com o nosso trabalho estar resolvendo esta questão”, concluiu.
Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com