Portal Caparaó - Polícia Militar prende seis pessoas no bairro Petrina
Segurança

Polícia Militar prende seis pessoas no bairro Petrina

29/03/2012 - Atualizado em 29/03/2012 23h15

Moradores da Rua Apinagés (Bairro Petrina), em Manhuaçu, tiveram um final de tarde movimentado, nesta quarta-feira, 28. Em uma residência, localizada nos fundos de um beco da rua, a Polícia Militar prendeu seis pessoas, além de efetuar a apreensão de uma arma cal. 9 mm – de uso restrito do Exército da República Tcheca -, munições e drogas. Os detidos são suspeitos de envolvimento em assaltos em agências bancárias da região e de integrarem quadrilha oriunda do Estado de São Paulo.

A operação que teve início naquela rua às 15h prosseguiu até as 20h, com intensa movimentação de policiais e de viaturas. Populares e moradores se aglomeraram para acompanhar o procedimento da PM.

De acordo com Capitão Adenilson, Comandante da 72ª Cia. PM, os policiais receberam denúncia anônima de que os indivíduos estariam vendendo drogas nas imediações, após alugarem uma casa naquela rua, há cerca de três dias. A partir daí, por volta das 15h, os policiais se dirigiram ao local e fizeram uma primeira abordagem aos suspeitos. Estes, por sua vez, não consentiram a entrada dos policiais na referida residência, sem um mandado judicial. “Eles insistiam em negar nossa entrada na casa. Então, diligenciamo-nos por obter um mandado judicial, junto ao Ministério Público, ao Judiciário, enquanto uma equipe de policiais permaneceu junto aos suspeitos”, explicou Cap. Adenilson.

O Mandado de Busca e Apreensão foi obtido pelos policiais logo no começo da noite. Ao adentrarem na residência, os militares encontraram uma pistola calibre 9 mm, com 18 cartuchos intactos e mira a laser, além dois cartuchos de arma calibre 762 – um deles intacto e o outro, deflagrado - e alguns papelotes de droga – possivelmente cocaína.

Ainda durante a vistoria, os policiais constataram que os indivíduos utilizavam um carro VW Parati, cor vinho, com placas de Santa Gertrudes (SP). Quatro dos seis detidos são da cidade paulista. Os outros dois são de Manhuaçu.

Segundo Cap. Adenilson, a pistola encontrada é de uso restrito das forças armadas da República Tcheca, na Europa Central. Ou seja, nem mesmo em seu país de origem ela é comercializada ao público, quanto mais em outro país, o Brasil por exemplo. “Levantamos a possibilidade de estes indivíduos serem integrantes de uma quadrilha, que tem sua sede em São Paulo. Estamos investigando esta questão. Há a possibilidade ainda de estes marginais terem atuado em assaltos a banco, arrombamentos de caixas eletrônicos e em diversas modalidades criminosas”, argumentou o Capitão.

Enquanto a operação ocorria no Bairro Petrina, na parte da tarde, o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) teria recebido uma segunda denúncia anônima. Desta vez, mencionando que os detidos seriam suspeitos do arrombamento do banco SICOOB, no Distrito de Realeza. “Acreditamos que a Polícia Civil com base nestas informações, irá aprofundar seu trabalho de investigação”, frisou Cap. Adenilson.

A equipe da Polícia Civil da 6ª DRPC também compareceu ao local, auxiliando a operação.
Ligações perigosas

A Polícia suspeita também da autenticidade dos documentos. “Ao pesquisarmos os nomes nos registros, nós não encontramos no sistema informatizado nenhum antecedente criminal. Então, considerando que estas pessoas podem ser integrantes de quadrilha, não dá para acreditar que os documentos que estes indivíduos portem sejam verdadeiros. Saliento ainda que os quatro detidos, oriundos de Santa Gertrudes, estavam tendo o apoio de outros dois indivíduos daqui da cidade. Então, estamos com seis indivíduos presos. Dois deles com várias passagens pela Justiça, e, no último episódio em que um deles se envolveu, durante um assalto praticado na Avenida Tancredo Neves, ele foi desarmado pelas vítimas – que ficaram com o revólver dele. É, portanto, um indivíduo dado à prática de crimes contra o patrimônio”, esclareceu Cap. Adenilson.

Os documentos encontrados e que estão sob análise da PM, identificam os detidos como sendo as seguintes pessoas: Edvando Augusto da Silva, Reginaldo Laurindo da Silva, Diego Leal Lacroix e Layniker Xavier Sperbert.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.