Portal Caparaó - Índios Guarani estão destruindo mata no Parque do Caparaó
Segurança

Índios Guarani estão destruindo mata no Parque do Caparaó

27/04/2012 - Atualizado em 27/04/2012 15h39

A chefe do Parque Nacional do Caparaó, Taiz Faria Rodrigues, (foto) denunciou que, na comunidade do Patrimônio da Penha, um grupo cinco índios Guarani, originários da região de Aracruz (ES), chegaram ao parque há  três anos e estão causando destruição. Segundo ela, eles estão em uma propriedade particular no município de Divino de São Lourenço (ES), encravada no seio da vegetação.

Taiz disse que os índios estão causando degradação ambiental, promovendo queimadas na mata, caça de animais e mortandade de pássaros.  Ela informou que determinou um levantamento minucioso da situação para tentar negociar com o proprietário a saída dos índios.

A visita ao Patrimônio da Penha foi com objetivo de dar satisfação à população sobre as medidas que estão sendo tomadas para a retirada dos índios, especialmente porque ficou sabendo que os moradores estão indignado com a ação de degradação.

A chefe do Parque explicou que os recursos destinados pelo governo federal tem sido insuficientes para promover a desapropriação das propriedades que estão dentro da área de preservação permanente. Ela disse que se busca sempre um consenso com o proprietário.

Jornal A Notícia do Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.