Portal Caparaó - Agroecologia é tema da Caminhada do Trabalhador
Agronégocios

Agroecologia é tema da Caminhada do Trabalhador

01/05/2012 - Atualizado em 01/05/2012 16h48
 

Representantes sindicais, líderes religiosos e outros segmentos movimentaram as ruas de Manhuaçu, na manhã deste sábado, 28, na VII caminhada do trabalhador.

Realizada pelo Movimento Fé e Política, o objetivo da mobilização foi para o grito à terra prometida, no sentido de despertar a sociedade e as autoridades, quanto ao uso abusivo e comercialização de produto agrotóxico, que tem sido responsável pela morte de muitos trabalhadores e trabalhadoras na região.

Os manifestantes também discutiram as principais razões e valores, a fim de resolver os problemas de desigualdades existentes. A VII Caminhada do Trabalhador, com o tema “Agroecologia” trouxe discussões importantes, para a vida cotidiana, a fim de que o trabalhador tenha a consciência de estar trabalhando a terra, produzindo sem o uso do agrotóxico.

Os romeiros foram recepcionados na Igreja Bom Pastor e, em seguida seguiram rumo a Praça Cordovil Pinto Coelho.

No trajeto, os manifestantes fizeram várias paradas para destacarem o objetivo do evento e, o tema da caminhada sobre “agro ecologia”.

Consciência no campo

Além das classes trabalhadoras e representantes sindicais, também estiveram participando da VII caminhada o prefeito de Acaiaca, Padre João do Carmo, o deputado federal Padre João, Padre Juquinha (Santa Margarida), César Medeiros, e Padre Joaquim Calhais, representando o Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias. Em sua mensagem, Padre Calhais disse sobre a importância de preservar a vida.  “Aqui representando Dom Emanuel, na condição de Vigário Episcopal de Caratinga, quero deixar uma mensagem para que todos os trabalhadores sigam em busca de ideais, nos movimentos em defesa da vida”,disse Padre Calhais.

O deputado Federal, Padre João também enalteceu a luta dos trabalhadores, discutindo e impondo resistência aos agrotóxicos.Segundo o parlamentar, esse foi um momento ímpar onde os trabalhadores puderam manifestar e apresentar as dificuldades vividas no campo.

Os manifestantes denunciaram o uso abusivo de agrotóxico, que infelizmente está envenenando muitos trabalhadores.

O deputado falou também da Medida Provisória nº 562, aprovada essa semana sobre a educação no campo. “Escolas serão construídas em novo modelo, bem como o projeto pedagógico e material didático específico, além da valorização do professor da área rural”,explica o parlamentar.

O prefeito de Acaiaca, Padre João do Carmo também demonstrou preocupação para com os tantos casos, em que trabalhadores e trabalhadoras estão tendo suas vidas ceifadas. Para ele, é preciso renascer a consciência de todos, para uma reavaliação antes de buscar o desenvolvimento, sem os critérios necessários.

Para a coordenadora de formação do Movimento Fé e Política, Maria das Graças Cipriano, o momento serviu para que todos os trabalhadores e trabalhadoras, representantes sindicais e associações, saíssem do anonimato para dar um grito em defesa da vida e do bem comum.

Ela conta que, os participantes puderam fazer uma reflexão profunda sobre a agro ecologia a ser praticada nas pequenas propriedades. A coordenadora também enfatiza a necessidade de continuar a luta, em busca de melhores condições para as famílias se estabelecerem no meio rural, com a dignidade que todos merecem e sem a presença do agrotóxico nos produtos consumidos.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.