Portal Caparaó - Estandes do Simpósio de Cafeicultura quase prontos
Geral

Estandes do Simpósio de Cafeicultura quase prontos

18/03/2007 - Atualizado em 26/03/2007 08h39
Desde a manhã desta quinta-feira, os profissionais da Companhia Mineira de Montagem (CMM) estão no Espaço Cultural da Fumaph montando os estandes e auditório para o 11º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha, que começa na quarta-feira, dia 21, com apoio do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Associação de Cafés Especiais, Sebrae-MG e Prefeitura de Manhuaçu. Empresas e autoridades do setor cafeeiro já confirmaram presença. O palco da Fumaph foi desmontado e local está recebendo pintura e limpeza.   O setor cafeeiro destaca-se com grande vantagem como a principal fonte de renda para a região de Manhuaçu. Com um faturamento superior a 1,3 bilhão de reais e 90% de seu café exportado, o ramo é o que mais mobiliza a economia regional e representa a mola mestra dos demais segmentos econômicos. Aliado a isso, a Emater mostra que a região tem a melhor distribuição fundiária do país com cerca de 60 mil produtores e parceiros agrícolas.

Esses números e as principais perspectivas quanto a pesquisa, produtividade e mercado para o café serão temas do 11º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanhas, nos dias 21 a 23 de março, em Manhuaçu. Esse ano a estratégia do encontro é mostra que os membros da cadeia produtiva do café devem buscar a melhoria constante. O tema é justamente “Café das Montanhas – Cada vez melhor”. Ao longo de 11 anos, o evento é reconhecido como um dos fatores que contribuíram para a melhoria da qualidade dos cafés das Matas de Minas.

Numa análise de 18 municípios, compreendendo a área de atuação da regional da Emater de Manhuaçu, a área cultivada em café de 2006 foi de quase 100 mil hectares e a produção superou a casa de dois milhões de sacas. Os valores da Secretaria de Estado da Fazenda apontam que a comercialização na praça de Manhuaçu, impulsionada pela presença de grandes exportadores e os principais corretores, é quase duas vezes e meia essa proporção.

ESTANDES

De acordo com o presidente da Associação Comercial, André Farrath, a procura por estandes superou as dez edições anteriores. “Ainda faltavam quinze dias e já não tínhamos mais espaços. Agora, permitimos até algumas empresas exporem na área externa”, explica.

Além das palestras e debates dos dois primeiros dias, o destaque será do chamado Salão de Negócios do Café com produtos e empresas ligadas a produção agrícola, principalmente ao setor cafeeiro.

A expectativa da Aciam é de que a Companhia de Montagem termine os serviços dos estandes no final de semana. Um auditório será montado onde ficava o palco. “É a estrutura mais demorada e vamos deixar para finalizar até a terça-feira”, conta Toninho Gama, responsável pela coordenação. Ele informou ainda que as empresas expositoras têm dois dias para montar os estandes.

Carlos Henrique Cruz - 18/03/07 - 12:13

Saiba tudo sobre o Simpósio clicando aqui. 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.