Portal Caparaó - Câmara de São João presta homenagens
Geral

Câmara de São João presta homenagens

13/06/2012 - Atualizado em 13/06/2012 06h02

A Câmara Municipal promoveu na noite de sábado, 09, uma sessão solene para entrega de homenagens a personalidades que se destacaram ao longo de sua trajetória nos campos da agricultura, educação, saúde e assistência social. A solenidade contou com a presença do Prefeito João Batista Gomes (João Carolino), vice-prefeito Alcimar Afonso (Pitico), pastor José Roberto, os ex-presidentes da Câmara José Noel, José Nato, Gilberto Evangelista, Altazir Cândido Garcia e Gessimar Antônio Henrique, lideranças, familiares dos homenageados e convidados.

Foram nove personalidades homenageadas durante a reunião presidida pelo vereador Elias Mariano. A vereadora Maria Suely Tavares entregou os diplomas de Cidadania Honorária a Márcia Alves de Almeida e Elzy da Penha Dornelas Estanislau. O vereador José Lourenço homenageou o ex-presidente da Câmara José Alves Pereira (Zé Nato). Marineuza Cardoso entregou homenagens a Terezinha Maria da Silva e Itamar José da Silva. Ainda foram entregues os diplomas a Carlos Maciel e José Nelson Carvalho, pelo vereador Dionísio Barnabé Júnior e a Carmindo Mariano e Geralda Gonçalves, pelo vereador Elias Mariano.

HOMENAGEM A AMÉRICO COURRADESQUI

Além das homenagens aos cidadãos, a noite festiva marcou também a entrega das obras de reforma e ampliação do prédio da Câmara Municipal. O local recebeu a denominação de “Vereador Américo Gonçalves Courradesqui”.

Américo Gonçalves Courradesqui cresceu em São João do Manhuaçu. Depois de trabalhar numa serralheria e na prefeitura, foi secretário adjunto de saúde, elegeu-se vereador por três mandatos e foi presidente da Câmara duas vezes. Ele foi assassinado no dia 5 de julho de 2010, na porta de sua casa, enquanto lavava o carro.

Dona Geralda Gonçalves, mãe de Américo, foi homenageada e agradeceu o carinho. Ela também comentou a satisfação com o reconhecimento a seu filho. “O Américo trabalhou bastante. O tempo em que ele esteve na política, lutou muito. Era apaixonado por essa cidade. Dedicava-se tanto ao ponto de, às vezes, exagerar um pouco. O Américo me falava que tinha que ser assim. Era o jeito dele de lutar pelo povo. Eu creio que ele está com o Senhor. Perdoo algumas pessoas que fizeram mal a ele. E agradeço a todos que o homenagearam, afinal ele era muito amado pelo povo de São João”.

VEJA AS FOTOS DAS HOMENAGENS

Para o prefeito João Carolino as homenagens foram um justo reconhecimento dos vereadores. “Quero deixar meus parabéns ao Legislativo. Foram reconhecidas pessoas que contribuíram muito para a historia do município. Além desses cidadãos, o Américo foi um vereador dedicado e que teve sua trajetória interrompida enquanto exercia o cargo de presidente e de vereador neste município. Parabenizamos a iniciativa”.

Já o presidente da Câmara, Elias Mariano, a data festiva começou durante a tarde. O primeiro evento foi uma etapa da Copa Show Minas de Motocross, viabilizada com apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, através do secretário Bráulio Braz. O evento foi realizado pela Câmara Municipal com apoio da prefeitura.

Sobre as homenagens, Elias Mariano explicou que os vereadores aprovaram o reconhecimento ao trabalho de quem ajudou a fazer a história e o progresso de São João.

Elias explicou que a ampliação e reforma do prédio era uma necessidade para melhorar o atendimento à população e os serviços do Legislativo. Ele finalizou falando da importância da sessão: “Estou feliz com a boa presença do público que veio prestigiar as homenagens, contente por poder realizar esta sessão e alegre proporcionar um pouco mais de conforto aos cidadãos com essas melhorias. A população de São João do Manhuaçu merece sempre o melhor”, disse.

Carlos Henrique Cruz / Fotos Ronildo Miranda

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.