Portal Caparaó - FAEMG promove encontro regional em Manhuaçu
Agronégocios

FAEMG promove encontro regional em Manhuaçu

17/06/2012 - Atualizado em 17/06/2012 13h09

Para estreitar o relacionamento e fortalecer as ações propostas em conjunto, a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG) realizou, nesta segunda-feira, dia 11, em Manhuaçu, o encontro regional de presidentes de sindicatos.

Estiveram participando representantes dos municípios de Alvinópolis, Alto Jequitibá,Argirita,Bom Jesus do Galho, Caparaó, Caputira, Eugenopólis, Ipanema, Lajinha, Manhumirim, Manhuaçu, Matipó, Mutum, Pocrane, Santa Margarida, São João do Manhuaçu, Simonésia, Sericita e Volta Grande.

Na oportunidade, o presidente da FAEMG, Roberto Simões fez ampla explanação sobre as ações desenvolvidas pela entidade, na busca de fortalecer a política na área da cafeicultura, pecuária e cana de açúcar.

Através de um documentário, os diretores da FAEMG mostraram os principais pontos que estão sendo trabalhados, no sentido de facilitar maior compreensão por parte dos associados que lutam para que entidade fique cada vez mais forte e respeitada. Atualmente, a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais agrega 400 sindicatos, com pelo menos 400 mil produtores que acreditam no trabalho, na eficiência e na capacidade dos governantes em estarem alavancando projetos relevantes e, garantindo mais incentivo àqueles que acreditam no potencial do campo.

De acordo com o presidente da FAEMG, Roberto Simões, estão na pauta 10 reuniões em todo o Estado, separadas por regionais para fortalecer as ações sindicais. Ao mesmo tempo em que a diretoria mostra o que está sendo feito no contexto de diretrizes em defesa dos direitos dos associados, também recebem sugestões, reivindicações e o somatório de experiências, para o bom funcionamento do sistema em prol do produtor rural.

Ao comentar sobre a questão relacionada à política agrícola, Roberto Simões diz que há uma necessidade de caminhar bastante, para que haja  uma política séria  e solidificada a fim de fortalecer a cafeicultura. "Isso precisa ser consolidado, de forma mais permanente e, que aconteça todo ano sem a necessidade da classe trabalhadora ficar pedindo",destaca o presidente.

Outra expectativa da FAEMG é com relação à questão ambiental, (Medida Provisória), que precisa ser votada no Congresso e, em seguida ser encaminhada  ao Estado para algumas adequações e peculiaridades, para que, finalmente o produtor possa ter condição de basear e exercer sua atividade com mais segurança jurídica.

O presidente do Sindicato Rural de Manhuaçu, Lino da Costa e Silva considera que o município foi agraciado ao receber a diretora da FAEMG, que tem apoiado todas as ações de interesse do produtor rural. A Política agrícola também é uma bandeira que está sempre “empunhada” pela diretoria do Sindicato. Para Lino da Costa e Silva, o encontro regional certamente trará bons frutos, para que os produtores rurais tenham as informações necessárias para trabalharem em suas propriedades e, através da FAEMG terem toda a garantia de seus interesses e direitos adquiridos.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.