Portal Caparaó - Maior queijo: Ipanema quer bater o próprio recorde
Agronégocios

Maior queijo: Ipanema quer bater o próprio recorde

18/06/2012 - Atualizado em 18/06/2012 10h05

Superando as expectativas da segunda edição, quando o queijo de 1.305 kg recebeu o titulo de maior queijo do Brasil, e maior queijo minas do mundo, pelo Rankbrasil, o objetivo deste ano é produzir um queijo ainda maior, de 1.400 kg, utilizando mais de 13 mil litros de leite. O evento se realizará nos dias 22 e 23 de junho e é promovido pela Prefeitura de Ipanema.

Paralelamente a 3ª festa do queijo, o Encontro Regional do Programa Minas Leite e Pró-Genética trarão conhecimentos para os produtores leiteiros, com o intuito de contribuir para a criação de novos mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural. Os eventos serão realizados no Parque de Exposições de Ipanema (CASEMG), um espaço que estava inativo e esta sendo reformado em benefício da população. O Governo de Minas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, EMATER- MG e o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA são parceiros da prefeitura na realização desses eventos.

Fabricação do Queijo Gigante

Segundo o tecnólogo em laticínios da cooperativa responsável pela fabricação do queijo, Ricardo Santana Paes, a fabricação teve inicio no dia 14 de junho e passará por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados. “A produção será em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, sendo depois direcionado à câmara fria até o dia do desfile”, explica.  

Para a produção do queijo de 1.400 quilos, serão gastos aproximadamente 13 mil litros de leite, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. A fabricação do Queijo ficará por conta do Queijeiro da Cooperativa local juntamente com os auxiliares de Produção e sob Inspeção da parte técnica.

Confira a programação completa:

22 de junho (Sexta-feira)
Local: Parque de Exposições de Ipanema-MG ( CASEMG)

12h30  -  Inscrição e recepção aos participantes

14h- Solenidade de Abertura.

10h - Palestra: O Programa Minas Leite: uma proposta de produção sustentável  para a bovino cultura  em Minas Gerais. Marcos Melo Meokaren – Zootecnista, Coordenador técnico Estadual de Bovinocultura- EMATER – MG

15:40h – Palestra:  Ações do Programa Minas Leite no município de Ipanema. Tarcísio da Soledade Freitas, Extensionista agropecuário – EMATER- MG

16h – Palestra:  Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais – Pró-Genética – Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Zebu/ABCZ.

16:45h – Intervalo

17h - Palestra: Produção de leite com vacas mestiças. Rodrigo Puccini Venturin, Zootecnista, Assessor do Programa Minas Leite, SEAPA.

17:45h – Exposição dos touros e feira.

18h – Show acústico com Banda Balanceart - Comida de Buteco

23 de junho (Sábado)
Praça Coronel Calháu

08h - Feira de Touros e Exposição de animais F1

12h – Almoço

14h – Festa do Queijo

17h - Show com Gilson e Gabriel

19h- Ronan e Roney

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.