Portal Caparaó - Policiais militares assistem palestra sobre o método APAC
Segurança

Policiais militares assistem palestra sobre o método APAC

11/07/2012

Com o propósito de apresentar o método Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados APAC) aos militares do 11° Batalhão de Polícia Militar, a defensora pública e presidente da entidade em Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues Oliveira, ministrou palestra a 120 militares no auditório da 195ª Companhia de Ensino e Treinamento, em Manhuaçu, na terça-feira.

Os participantes acompanharam atentamente a história e os resultados de um projeto ainda pouco conhecido da ressocialização dos detentos.  Como os policiais contribuem para que o sistema prisional receba todos aqueles que estão à margem da lei, a palestra serviu para mostrar o outro lado e, principalmente, um sistema de funciona. Reconhecido pela ONU, o Método APAC atinge um índice de aproximadamente 90% de ressocialização de detentos, enquanto o sistema penitenciário tradicional, gastando quatro vezes mais, apresenta um índice de apenas 10% de reintegração do preso.

Segundo a Dra. Denise Rodrigues, o trabalho da Apac dispõe de um método de valorização humana, oferecendo ao condenado condições de recuperação através da promoção ampla da justiça e valorização do ser humano.

“A diferença é que na APAC os próprios recuperandos, como são chamados os presos, são corresponsáveis pela sua conduta. A segurança e a disciplina do presídio são asseguradas por eles próprios, tendo como suporte funcionários, voluntários e diretores da APAC, sem a presença de policiais e agentes penitenciários. Local este que proporciona aos recuperandos a possibilidade de realizar cursos profissionalizantes, como padeiro, artesanato, pedreiro e outros, tudo norteado com disciplina e respeito. O envolvimento dos familiares é fundamental para recuperação dos internos, promovendo a humanização das prisões, este preponderante para redução da incidência a marginalização”, detalhou.

Desde que foi inaugurada, há um mês, a APAC de Manhuaçu está recebendo semanalmente sete detentos da cadeia pública. O sistema está sendo aplicado gradativamente com as progressões de regime conforme o método disciplina.

Os militares se mostraram satisfeitos com a palestra. “A polícia não pode se manter alheia às questões que lhe estão afetas, devendo portanto se interessar em conhecer todas as questões que possam contribuir para uma sociedade melhor e mais humanizada, sempre na linha de raciocínio de que prevenir é sempre melhor do que remediar. Entretanto, na ocorrência do erro o único caminho, ou pelo menos o mais adequado é a ressocialização, não havendo qualquer dúvida de que ela é possível de ser alcançada, o êxito neste particular é comprovado e os exemplos em série estão aí para confirmar o sucesso do trabalho desenvolvido neste sentido”, declarou a presidente da APAC de Manhuaçu.

Jaqueline Dias de Oliveira Andrade - Policia & Cia

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.