Portal Caparaó - APAC Manhuaçu sedia curso com unidades de todo estado
Geral

APAC Manhuaçu sedia curso com unidades de todo estado

19/03/2014 - Atualizado em 19/03/2014 07h44

Juiz Dr. Maurício Navarro

Juiz Dr. Walteir José da Silva

MANHUAÇU (MG) - Começou nesta segunda-feira, 17, na sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Manhuaçu o 1º Curso de Capacitação de Funcionários das Apacs. A atividade é promovida pelo Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

É a primeira vez que esse tipo de treinamento é realizado no interior. Sempre são promovidos na APAC de Itaúna (MG), que é referência no país. Agora, a primeira etapa é em Manhuaçu e a segunda acontece em Pouso Alegre, em abril.

O diretor-executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, ressalta que a profissionalização do quadro de funcionários na Apac é fundamental. “Um dos princípios do método apaquiano é evitar toda forma de amadorismo e improvisação. Daí a importância do curso, que permite capacitar, promover a descoberta de novos valores e trocar experiências, despertando nos participantes a seriedade da proposta e do trabalho a ser desenvolvido”, conclui o dirigente da FBAC.

O curso em Manhuaçu tem a participação de 65 funcionários de Apacs de Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Frutal, Inhapim, Itaúna, Manhuaçu, Minas Novas, Nova Lima, Santa Bárbara, São João Del Rei, Viçosa (MG) e de Cachoeiro de Itapemirim (ES), com foco nos recém-contratados e nos que necessitam de reciclagem. São encarregados de segurança e disciplina, inspetores de segurança, condutores de segurança, encarregados administrativos e auxiliares, encarregados de finanças e auxiliares, além de técnicos em serviço social, psicologia e pedagogia.

Os participantes são pessoas com envolvimento no apostolado, disponibilidade de contribuir na consolidação da Apac de sua comarca e posteriormente ser um multiplicador na sua região, além de ter a perspectiva de permanecer na Apac por, no mínimo, 2 anos. Um estagiário da Itália também participa da capacitação em Manhuaçu.

ABERTURA

A abertura do curso em Manhuaçu teve a presença do Juiz da Vara de Execuções Penais, Dr. Maurício Navarro, e do Juiz Auxiliar da Comarca de Manhuaçu, Dr. Walteir José da Silva, e dos membros da diretoria da APAC local.

A Apac de Manhuaçu entrou em funcionamento em 15 de junho de 2012. Com base no convênio de manutenção firmado com a Secretaria de Estado de Defesa Social, a Apac disponibiliza 80 vagas, sendo que a capacidade do prédio é de 120 vagas. Atualmente 73 recuperandos cumprem pena no local, distribuídos nos regimes fechado, semiaberto e aberto.

Para a presidente da Apac local, a defensora pública Denise Rodrigues de Oliveira, “a escolha por Manhuaçu demonstra que a unidade desenvolve muito bem a metodologia apaquiana, além de o município ter uma estrutura que é referência no estado”.

PROGRAMAÇÃO

O curso conta com uma extensa programação, que inclui palestras, dinâmicas e momentos de espiritualidade. Também as oficinas são um diferencial do curso, pois agrupam pessoas com atuações semelhantes em assuntos específicos, rotinas e padronizações referentes às Apacs. Na oficina direcionada a encarregados de segurança e disciplina, inspetores e condutores de segurança são abordados temas como regulamento disciplinar, manual do inspetor de segurança, fuga, evasão, abandono, exame toxicológico, bafômetro e escolta.

Durante a abertura, foram realizadas as apresentações que ajudam a contextualizar a atuação das Apacs e ainda uma visita às instalações da unidade de Manhuaçu. Até sexta-feira, serão apresentados temas sobre gestão, como “Ética na Administração”, “Planejamento Estratégico e Operacional”, “Relatórios de Inspeção” e “Empreendedorismo Social com Sustentabilidade”.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.