Portal Caparaó - Escola comemora Dia Nacional do Surdo
Geral

Escola comemora Dia Nacional do Surdo

08/10/2014

REALEZA / MANHUAÇU (MG) - A Escola Estadual Dr. Eloy Werner, em Realeza, promoveu a comemoração do Dia Nacional do Surdo, no dia 26/09, com diversas atividades com os alunos ao longo do dia.

Além de celebrar as conquistas, o encontro serviu também para discutir com os alunos, alguns inclusive portadores da deficiência, seus direitos e os problemas que ainda atrapalham o cotidiano – como a falta de profissionais habilitados na linguagem de sinais.

De acordo com o diretor Júlio Caetano, a escola é inclusiva, tem estrutura e professores capacitados, além de investir no relacionamento entre os estudantes. “Tudo que foi conquistado pelos surdos é resultado das lutas que eles tiveram. As apresentações dos alunos serviram para reflexão sobre os avanços e as dificuldades. Hoje a língua de sinais está mais sendo difundida, devagar, mas está conquistando o devido espaço”, relata.

Os professores Interpretes de Libras responsáveis pela ação foram Rafael Max e Rosemar Almeida envolvendo todos alunos do Ensino Fundamental e Médio e ainda com a participação de alunos deficientes auditivos da Escola Estadual Salime Nacif, acompanhados da Professora Interprete Daiane Cristovão.

Foram destaque as apresentações feitas pelos alunos da Escola Dr. Eloy Werner. Os estudantes participaram ativamente.

A Escola Dr. Eloy Werner possui duas Salas de Recursos e uma das professoras está fazendo curso em Governador Valadares (MG) sobre Deficiência Visual com aula pratica pelas ruas na Pista Tátil com os olhos vendados. Atualmente são atendidos 20 alunos da educação especial.

DATA

Dia 26 de setembro, é dedicado como o Dia Nacional do Surdo, instituído para a defesa da liberdade de expressão dos surdos, respeito a sua diferença linguística e cultural. Reconhecida pela Lei 11.976/2008, a data foi escolhida para homenagear a fundação da primeira escola de surdos no Brasil - INES. Diversas atividades sociais e políticas foram realizadas em todo o país, na defesa dos direitos dos surdos.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.