Portal Caparaó - Nova mesa diretora fala dos planos para o Legislativo
Política

Nova mesa diretora fala dos planos para o Legislativo

16/12/2014 - Atualizado em 16/12/2014 07h29

MANHUAÇU (MG) - No último dia 5 de dezembro, Manhuaçu conheceu os novos membros da mesa diretora da Câmara de Manhuaçu. Os integrantes da chapa 1, Jorge do Ibéria (presidente), Paulo Altino (vice presidente), Jânio Garcia Mendes (primeiro secretário) e Juarez Eloi (segundo secretário), foram eleitor por oito votos a sete, da chapa concorrente.

Dias após a eleição, os integrantes da mesa diretora e mais os quatro vereadores que ajudaram as os eleger, estiveram no Gabinete do Prefeito a fim de dialogar com o Executivo, buscando a harmônia dos dois poderes. Para eles, está será a principal mudança do novo comando. Em entrevista ao DIÁRIO, os vereadores Jorge do Ibéria (PRB) e Paulo Atino (PR) falaram sobre o processo de eleição, a visita ao Paço Municipal e das principais medidas a serem tomadas pelo Legislativo a partir de janeiro.

Quando surgiu essa vontade de comandar o Legislativo de Manhuaçu?

Jorge do Ibéria: assim que passou as eleições anteriores para presidência da Câmara, nós vinhamos conversando sobre isso. Eu, Paulo, Fernando, Jânio, Juarez Eloi, o Rogerinho e o Hélio, formamos o grupo e vinhamos conversando. Assim que iniciou a campanha para deputado, quatro meses antes da nossa eleição, nós fechamos e ficou acertado que eu ou o Paulo seríamos presidente, mas no final combinamos a formação da chapa, eu como presidente, Paulo Altino como vice, Jânio como primeiro secretário e Juarez como segundo.

Nas eleições das Câmaras da região percebemos que existe uma tendência das eleições ficarem bem apertadas, como ocorreu inclusive em Manhuaçu. A que você acha que se deve isso? Esse disputa acirrada é de certa forma importante?

Jorge do Ibéria: isso é muito bom para o pleito e para nós que trabalhamos diretamente com a política, pois valoriza  a Câmara. Se fosse uma eleição por consenso às vezes não teria tanto gosto e tanto compromisso como a gente passa a ter. Quando a eleição é apertada, acirrada, o nosso compromisso dobra. Se fosse um consenso era só dar continuidade ao que estava aí e a intenção nosso não é essa.

Já existe algum tipo de mudança em mente para a Câmara ou só irá começar a pensar a partir do próximo ano mesmo?

Jorge do Ibéria: 
a mudança com certeza terá, iremos trabalhar para isso. Não vamos lutar contra o que foi feito, vamos é procurar melhorar a cada dia. A gente sabe que o povo de Manhuaçu espera isso. Tivemos dois anos bastante conturbado nessa confusão entre Legislativo e Executivo e nós estamos realizando o trabalho, que foi nossa proposta de campanha, para acabar com esse tipo de situação. Se depender do Legislativo e da Mesa diretora vai ter uma harmônia entre os dois poderes. Essa é a intenção da Mesa Eleita e dos vereadores que nos apoiaram.

A partir da eleição da nova Mesa diretora, a chapa vencedora fez uma visita ao Gabinete do Prefeito. Se avaliarmos esses dois anos, podemos dizer que a Câmara era presidida pela oposição, e hoje, o que podemos dizer que a Câmara será?

Jorge do Ibéria:
eu nunca considerei que a Câmara era oposição. Aquilo que era certo para o povo de Manhuaçu sempre apoiamos e quando sentíamos que não seria benéfico, éramos contra. Então a visa ao Prefeito foi para conversar e falar que a Câmara está disposta a dialogar, de portas abertas, pois a Casa é do povo, não dos vereadores. Nós temos aqui o anfiteatro e vários outros espaços que podem ser utilizados pelo Executivo e não estavam. Nós declaramos que estamos a disposição do Secretariado, do Executivo para conversar e definir projetos que podem vir para cá, para que possamos pensá-los em conjunto. Quando tem mais de uma cabeça pensando junta, é mais fácil de se chegar num consenso.

Paulo Altino: o intuito da Casa Legislativa é essa: a harmônia com Executivo. Houve sim essa visita porque tanto o Prefeito, como o vereador são funcionários do povo e o entendimento entre os dois poderes é necessário. As duas partes devem estar em sintonia, para seguirmos aquilo que é bom para o povo, não para os vereadores ou para o Prefeito. A responsabilidade de representar o povo e fazer as coisas funcionar é nossa. Nós devemos representá-los com carinho, com ética. As comissões, por exemplo, tem que assegurar que na hora que se discutir um projeto ele realmente seja abordado com seriedade, que seja bom para o povo. Se o projeto é bom para o Município, bom para a população e estiver dentro da lei, de forma alguma a Câmara vai barrar e, da mesma forma, se não se adequar, se não estiver na lei, não iremos colocar o “nosso na reta”, afinal temos que cumprir a lei. A intenção é que essa seja uma Câmara diferente.

Vereador Jorge, com o senhor presidindo a Casa, quem assume a Comissão de Orçamento e Finanças agora? Um dos grandes problemas do Executivo para com o Legislativo estava na prestação de contas, qual será a atitude da Câmara diante disso?

 

Jorge do Ibéria: essa questão da prestação de contas vai ser mesmo com o novo presidente a Comissão de Orçamento e Finanças. Iremos estar junto e apoiar, mas as ações irão partir dele. Essa será uma eleição entre a gente, na qual iremos escolher os presidentes de cada comissão e daí para frente iremos analisar e estudar o que será feito em relação a essa prestação de contas.

Sobre o projeto de cargos e salários da Câmara. Existe alguma previsão?

Esse projeto ainda está nas mãos do presidente atual, ele ainda pode ser votado este ano, as definições ainda dependem dele. Caso não seja, ano que vem iremos olhar com carinho esse projeto.

Quais são as considerações finais?

Jorge do Ibéria
: quero agradecer ao Paulo Altino, meu vice, aos primeiro e segundo secretário, Jânio e Juarez Eloi, e todos os outros quatro vereadores que nos apoiaram. Quero dizer que esperamos ter muito sucesso nessa nova administração que se iniciará no dia 1 de janeiro. Queremos continuar contando com o apoio de todos os funcionários para que o trabalho se desenvolva da melhor forma possível.

Paulo Altino: quero agradecer a Deus em primeiro lugar, e, sobretudo, ao povo de Manhuaçu e especialmente aos outros seis companheiros que entraram nessa luta com a gente, que elegeram a nossa chapa. Quero agradecer a todos os vereadores que estiveram com a gente nessa caminhada. Quero salientar também que todo o projeto que chegar aqui, todos podem ter a certeza que ele vai ser estudado e analisado com carinho e seriedade para que realmente nós possamos fazer o melhor para o nosso povo.

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.