Portal Caparaó - Presidente da OAB visita Comunidade Terapêutica
Geral

Presidente da OAB visita Comunidade Terapêutica

23/01/2015

MANHUAÇU (MG) - O presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, visitou a Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência. O objetivo foi conhecer de perto o brilhante trabalho que vem sendo executado pela entidade há aproximadamente oito meses. Ele esteve acompanhado dos advogados Allan Dias Toledo Malta, Arilson Nobre (secretário da comissão de promoção da igualdade racial da OAB Manhuaçu) e Layon Nikolas Dias Pereira (secretário da comissão de direito público da subseção). A comitiva foi recebida pelo diretor Júlio Vilaça e conversou com os recuperandos.

Segundo o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, “tivemos a oportunidade de conhecer as instalações da Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência que tem realizado um trabalho abençoado por Deus na recuperação de seres humanos, assim como conhecer quais são as necessidades dessa instituição e de qual forma a OAB Manhuaçu pode trabalhar para contribuir com a reabilitação destes seres humanos. Aliás, quero parabenizar a diretoria, coordenadores e os profissionais, como assistentes sociais, psicólogos, médicos, dentistas, enfermeiros, etc, pela dedicação e empenho no tratamento de cada um dos residentes da comunidade terapêutica”, comentou.
 
Alex Barbosa de Matos ressaltou ainda que “a nossa visita teve o propósito de assegurar aos dirigentes da comunidade terapêutica e a toda sociedade que a OAB Manhuaçu tem profundo interesse em auxiliar na recuperação de vidas. Temos plena consciência de que a questão das drogas para ser resolvida precisa de um esforço coletivo para combater duramente o tráfico, pois enfrentamos uma epidemia de crack. Somos o primeiro país do mundo em consumo de crack e o segundo em consumo de cocaína. Sem dúvida, esse trabalho desenvolvido pela comunidade terapêutica é tão importante”, destacou.
 
“A preocupação humanística com o sofrimento dos dependentes químicos, de suas mães, pais e familiares nos sensibiliza a auxiliar nesta linha de enfrentamento. Por isso, ajustamos com o diretor Júlio Vilaça que a OAB Manhuaçu realizará um trabalho junto à comunidade terapêutica, através de palestras destinadas aos residentes e seus familiares, como também buscará inserir no projeto OAB vai à Escola, na condição de palestrantes, àqueles homens que foram libertados das drogas, através do trabalho realizado pela comunidade terapêutica, como forma de levar aos jovens estudantes, o exemplo vivo de como as drogas destroem o ser humano”, concluiu Alex Barbosa de Matos.
 
O advogado Allan Toledo reiterou a importância de se conhecer uma entidade voltada a resgatar vidas. “Estou muito feliz em poder conhecer a Comunidade Terapêutica, local de muito trabalho e que acolhe dependentes químicos de álcool e drogas. Essa é mais uma ação proativa do nosso presidente Alex Barbosa de Matos, que nos fez esse convite. A visita é importante, pois nos inteiramos melhor das ações desenvolvidas pela entidade em prol do resgate da vida humana. Parabéns ao meu amigo Alex pela ideia de visitar a Comunidade Terapêutica. É a partir deste pontapé inicial que poderemos passar a contribuir com a entidade”.
 
O secretário da comissão de promoção da igualdade racial da OAB Manhuaçu, Arilson Nobre, parabenizou a iniciativa da OAB Manhuaçu em levar os colegas para conhecer o projeto cristão. Além disso, reiterou que “a OAB Manhuaçu já vem contribuindo com a sociedade em diversos projetos desenvolvidos pela gestão do presidente Alex Barbosa de Matos. Isso nos deixa muito a vontade para dizer que a 54ª Subseção está de portas abertas para o cidadão. Queremos contribuir com a Comunidade Terapêutica e essa visita é apenas o primeiro passo”.
 
Para o secretário da comissão de direito público da subseção, Layon Nikolas Dias Pereira, a visita foi uma ótima experiência. “Pudemos conhecer de perto o brilhante trabalho que vem sendo executado pela Comunidade Terapêutica no intuito de resgatar vidas. Isso é uma lição para todos nós. Sabemos que podemos fazer mais pelos nossos irmãos e é o que iremos fazer, contribuindo da melhor maneira possível. Acredito que a nossa presença também é importante para que os recuperandos tenham a certeza de que aqui fora tem uma sociedade que se preocupa com eles e que irá recebê-los de braços abertos”.
 
O diretor da Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência, Júlio Vilaça, disse que recebeu a visita dos advogados à sede da entidade com muita alegria. “É muito importante que a sociedade conheça este projeto. Desta vez, fomos visitados pela classe dos advogados, classe esta, muito respeitada em Manhuaçu e região. Vale destacar que o projeto é regional e abraça a todos, sem distinção. Quanto mais pessoas souberem do que se trata a Comunidade Terapêutica, mais um dos nossos objetivos será alcançado. Tenho certeza de que o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos e os demais advogados que vieram aqui hoje irão difundir a nossa ideia para que mais pessoas saibam do que se trata este projeto de Deus”, comentou Júlio.
 
COMUNIDADE TERAPÊUTICA
 
A missão da Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Providência é de garantir atendimento especializado aos dependentes químicos e alcoólicos de Manhuaçu e região. O espaço foi inaugurado no dia 16 de março de 2014 e tem como presidente, o padre Francisco das Chagas, que é pároco da Igreja Católica do Bom Pastor.
 
O tratamento realizado pela Comunidade se baseia em três pilares, que incluem terapias ocupacionais, disciplina e espiritualidade. A recuperação é acompanhada diariamente por uma equipe multidisciplinar. A previsão média para de recuperação do paciente é de sete a nove meses.
 
ESTRUTURA
 
O prédio tem 1,4 mil metros quadrados de área construída num terreno de cerca de um alqueire com capacidade para 32 residentes do sexo masculino. A localização, que fica a dez quilômetros da cidade de Manhuaçu, é parte da estratégia de tratamento, evitando o contato com o núcleo urbano.
 
A sede da comunidade terapêutica é dotada de ambientes amplos, com estrutura planejada para oferecer instalações adequadas e dignas no atendimento aos recuperandos. No seu espaço interno, há cozinha industrial, cantina, mini padaria, sete quartos com amplo espaço, salas que possibilitam o atendimento ambulatorial e odontológico, oficinas de aprendizado e dinâmicas, além de possuir um grande salão coberto e área de lazer.
 
Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.