Portal Caparaó - Denúncia leva PM Ambiental a apreender farto material de caça
Agronégocios

Denúncia leva PM Ambiental a apreender farto material de caça

18/03/2010 - Atualizado em 18/03/2010 02h16
Farto material apreendido em Dom Corrêa

Uma informação passada pelo serviço de Net-Denúncias da Polícia Militar levou a apreensão de diversos materiais utilizados na prática de caça predatória. As ações foram desencadeadas durante o dia de ontem na região de Dom Corrêa, distrito de Manhuaçu. A operação teve como saldo o recolhimento de sete armas e várias munições de diversos calibres. “Também encontramos quatro pássaros da fauna silvestre sendo mantidos em cativeiro e uma paca abatida. Apenas esta irregularidade gerou uma multa de R$ 4.500”, explicou a Polícia Ambiental. 

Cabo Ricardo classificou esta operação como sendo de caráter repressivo. “A maioria de nossas ações são preventivas, desta vez agimos para combater o crime contra a fauna. Nós recebemos uma denúncia e confiando nas informações, comparecemos ao local. Fizemos levantamentos e tivemos a certeza das irregularidades”, descreveu o militar.

Os policiais mantiveram contato com o proprietário da residência e descobriram que havia armas de fogo sendo mantidas naquele lugar. “Fomos autorizados pelo dono do imóvel a entrar e na companhia de testemunhas, conforme determina a lei, localizamos munições de diversos calibres que ainda estão sendo relacionadas, sete armas de fogo, sendo duas delas trabucos utilizados na caça de animais silvestres”, contou cabo Ricardo, explicando que este último tipo de arma de fogo é muito perigosa, “pode ocorrer que um agricultor vá tirar um cabo de enxada e tropece na arma, vindo a se ferir. Outras armas são cartucheiras, utilizadas na caça predatória. Fora da casa encontramos pássaros da fauna silvestre sendo mantidos ilegalmente em cativeiro”.

As armas foram apreendidas pela Polícia Ambiental e os animais serão soltos em seu habitat natural. Já o denunciado foi conduzido à 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. “A Polícia Militar continua protegendo o meio ambiente em prol do cidadão”, fez questão de frisar cabo Ricardo.

IMPORTÂNCIA DO NET-DENÚNCIAS

O Net-Denúncias é um espaço aberto pela Polícia Militar onde o cidadão, sem a necessidade de se identificar, pode denunciar ou reclamar, prestando informações sobre qualquer fato que julgar importante para a atuação da PM no combate da criminalidade. Para fazer a denúncia, o cidadão deverá acessar o site www.policiamilitar.mg.gov.br/12rpm, depois basta ir até o ícone ‘net-denuncias’. “As informações devem ser claras e objetivas. Coloque o máximo de informações possíveis para facilitar nossa atuação. Caso seja algo que necessite de providência imediata, disque 190 e fale diretamente com o serviço de urgência da Policia Militar. No caso da Polícia Ambiental, o cidadão também pode ligar para os telefones (33) 3339-6707 ou (33) 3339-6227”, orientou tenente Jésus, comandante do Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito. “Esse tipo de colaboração é muito importante para o desenvolvimento de nosso trabalho. Só para se ter uma ideia, 90% das denúncias chegam hoje pela internet”, finalizou o oficial.

portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.