Portal Caparaó - Sindicato dos Trabalhadores Rurais instala cooperativa de crédito
Economia

Sindicato dos Trabalhadores Rurais instala cooperativa de crédito

12/09/2010 - Atualizado em 12/09/2010 12h46
Cooperativa de Crédito funciona na sede do STR de Manhuaçu

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu instalou em sua sede uma cooperativa de crédito, há cerca de um mês. A instituição financeira, por enquanto, funciona como PAC – Posto de Atendimento ao Cliente, vinculado a Cooperativa de Crédito Rural dos Agricultores Familiares de Fervedouro – CREDITAG.

Há vários anos, o STR de Manhuaçu tem planejado criar a sua cooperativa de crédito, visando atender a classe dos trabalhadores. O objetivo é facilitar a vida de quem trabalha no campo e necessita realizar movimentações financeiras através dos bancos da cidade, onde eles enfrentavam muitas dificuldades de atendimento, devido a super lotação das agências e a carência de funcionários.

Para o presidente do sindicato, José Adenil Campos, até o final do ano ou início de 2011 a entidade será capaz de ter a própria cooperativa. Isso acontecerá quando o atual PAC atingir um volume considerável de cooperados, no mínimo duzentos. Adenil acredita que após a criação da cooperativa será possível implantar filiais em distritos de Manhuaçu, levando postos de atendimento mais próximos dos filiados.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

Hoje, através da cooperativa de crédito, os trabalhadores rurais de Manhuaçu, após se tornarem associados e abrirem sua conta, conseguem obter talões de cheques, receber aposentadorias (sem despesas de manutenção) e benefícios do INSS e ainda realizar financiamento através do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. No PAC é possível também a realização de pagamento de contas diversas, como luz, telefone, água, boletos etc.

Para se tornar um filiado a cooperativa adota alguns critérios, entre eles, que a pessoa seja proprietário rural, arrendatário, comodatário ou parceiro. Pessoas jurídicas também podem se filiar, mas não terão direito a voto na entidade de crédito.

Senisi Rocha - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.