Portal Caparaó - Vereador quer que medicamentos de alto custo sejam entregues em Manhuaçu
Geral

Vereador quer que medicamentos de alto custo sejam entregues em Manhuaçu

02/06/2015 - Atualizado em 02/06/2015 08h12

MANHUAÇU (MG) - O vereador Jânio Garcia Mendes, secretário da Câmara de Manhuaçu, apresentou requerimento para que a entrega dos medicamentos de alto custo seja realizada em Manhuaçu. Atualmente, todo o procedimento é centralizado na farmácia localizada junto à Gerência Regional de Saúde, em Manhumirim.

Segundo a proposta apresentada pelo vereador, várias cidades da região já assumiram esse serviço. Ele citou o caso de Matipó que é referência. Em Manhuaçu, na opinião de Janinho, basta que seja determinado um espaço específico dentro do prédio da Secretaria da Saúde ou mesmo na estrutura da Farmácia Popularpara a dispensação dos medicamentos.

De acordo com Jânio Garcia, atualmente os medicamentos de alto custo são entregues em Manhumirim, na sede da Gerência Regional de Saúde, o que exige o deslocamento e custos para os pacientes e familiares. “Fomos buscar uma forma de trazer estes medicamentos que integram o Componente Especializado de Assistência Farmacêutica para que sejam entregues em Manhuaçu, que pelos cálculos, beneficiam mais de 700 pessoas, um número bastante significativo”, disse.

Jânio Garcia esteve na Gerência Regional de Saúde em visita à diretora Cici Magalhães. Ele também visitou a estrutura da farmácia e se inteirou dos procedimentos com a equipe da GRS. “Vimos que já funciona em outras cidades e isso seria uma enorme vantagem para os moradores de Manhuaçu”, afirma.

Os medicamentos de alto custo são obtidos de acordo com a doença diagnosticada e requerem um tratamento caro, com remédios que possuem valor alto nos laboratórios, distribuidoras e farmácias. São geralmente de uso contínuo para tratamento de doenças crônicas e raras.

Jânio Garcia apresentou o requerimento em plenário e solicitou o encaminhamento do pedido ao Prefeito Nailton Heringer e ao Secretário de Saúde José Rafael.

Para o vereador, trazer para Manhuaçu a distribuição dos medicamentos especializados ou de alto custo dos moradores do município, é uma decisão política que beneficiará todos aqueles que fazem uso dele. “Além da facilidade da estrutura que muitos moradores terão, o custo para os beneficiados será reduzido porque não necessitarão mais ir para a outro município”, registra.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.