Portal Caparaó - Facig promove Seminário Científico
Geral

Facig promove Seminário Científico

17/11/2015 - Atualizado em 17/11/2015 13h36

MANHUAÇU (MG) - Foi realizado pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu o “I Seminário Científico da FACIG: Sociedade, Ciência e Tecnologia”. O evento procurou integrar não só os professores e os graduandos da instituição como também o público externo, em especial aqueles que se dedicam à pesquisa.

A iniciativa contou com a participação de pesquisadores da instituição, bem como de outras instituições de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, tais como UFMG, UFV, UFJF, FIC, Pio XII, UNEC, IFES, FAFIA, IFMG, UFRJ, UEMG, UENF, FIOCRUZ, entre outras; o que veio a engrandecer ainda mais o evento.

Durante os dois dias, objetivou-se propagar ideias e questionamentos nas mais diversas áreas do conhecimento, divulgar e ampliar pesquisas institucionais, promover o intercâmbio entre instituições de ensino, demonstrar a utilidade da pesquisa para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em geral, integrar-se à sociedade.

No primeiro dia, à tarde, ocorreu uma mesa-redonda, mediada pela professora Dra. Tatiana Vasques Camelo dos Santos, cujo tema central era “Rede de Atenção a Saúde: o espaço intercessor entre os três níveis de complexidade.”, contando com os seguintes participantes: Dr. Jadilson Wagner Silva do Carmo, Dr. José Antônio Januário Neves e Dr. Rovilson Lara.

Nesse mesmo dia, à noite, ocorreu a Palestra Magna, no Teatro João Bracks, proferida pela professora Dra. Maria Diana Cerqueira Sales (EMESCAM), contando com a participação de Philippe Giacardy (França); essa palestra teve como tema “O potencial da pesquisa como instrumento da inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável”. Antes da palestra, o evento foi abrilhantado pela presença do Coral de Universidade Federal de Viçosa, entoando canções de Noel Rosa, a apresentação foi intitulada “Músicas de Butequim”

VEJA TODAS AS FOTOS

No dia 30, ocorreram as sessões de pôster e as comunicações orais; ao todo, foram apresentados mais de 80 trabalhos científicos. O evento prestigiou as seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes. Criou-se um espaço em que professores, pesquisadores, alunos, coordenadores de curso, diretores, mantenedores e sociedade tiveram a oportunidade de debater democraticamente, trocar experiências e discutir sobre a produção do conhecimento científico.

Todos os trabalhos foram publicados nos Anais do I Seminário Científico; além disso, os melhores trabalhos serão selecionados e publicados como suplemento da Revista Pens@r Acadêmico.

O seminário científico foi uma grande oportunidade de reflexão e de troca de experiências com pesquisadores de outras instituições e entre os participantes.

Assessoria de Imprensa

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.