Portal Caparaó - Apae comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
Geral

Apae comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

25/08/2016 - Atualizado em 27/08/2016 08h26

MANHUAÇU (MG) - Tradicionalmente celebrada entre os dias 21 a 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla movimenta as Apaes promovem uma grande mobilização nacional, esse período do ano vem proporcionando oportunidades especiais de sensibilização e conscientização da sociedade e do Governo sobre os direitos fundamentais de plena cidadania da pessoa com alguma deficiência. Um tema inspirador é escolhido e direciona as ações das mais de duas mil Apaes distribuídas neste imenso território. Essa semana é celebrada com harmonia, ordem e alegria, tendo cada uma das Apaes ampla liberdade para expressar sua singularidade.

O tema deste ano, eleito pela Federação Nacional das Apaes, é: “O Futuro se faz com a conscientização das diferenças”.

Para o presidente da Apae de Manhuaçu, Luiz Carlos de Carvalho além da inteiração com os alunos, as atividades desta semana serve também para estreitar o relacionamento das famílias com a instituição. “A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece em clima de muita festa e inclusão, onde contamos com a participação dos familiares de nossos assistidos em diversas atividades e também uma oportunidade da comunidade conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela Apae”, disse.

Além das atividades internas, a programação contou ainda com um piquenique no Buracão Clube. “A abertura aconteceu na tarde de segunda-feira, na terça tivemos a reinauguração da quadra da escola com uma partida de futsal envolvendo os alunos da Apae contra os funcionários e membros da diretoria da Apae, “que por sinal levaram um banho dos alunos”, salienta. E a programação continuou na quarta-feira com gincana interna, na quinta visitamos um clube da cidade onde realizamos um piquenique compartilhado, onde a finalidade foi despertar nos alunos o espírito de partilha, pois cada um levou um pouco e tudo foi dividido entre eles e para encerrar na sexta-feira as atividades, aconteceu o balança Apae, um carnaval fora de época muito esperado por nossos alunos”, disse Luiz de Carvalho.

Ainda dentro das comemorações da Semana, a Apae de Manhuaçu realizou a entrega de um veículo Ducato que será usado no transporte escolar dos alunos adquirido com a renda do show de prêmios realizado em julho. “Nosso compromisso, além de liderar ações inclusivas, é preparar as pessoas com deficiência para cumprirem seus deveres, beneficiando sua inclusão educacional, profissional, cultural e artística, social e cívica, sabendo que esses direitos estão amparados por lei. Sabemos das dificuldades que encontramos para realizar nossas ações cotidianas. O período da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é um grande momento para que possamos expressar nossos sentimentos e buscar novas alternativas para melhorar nossas ações em prol da causa apaeana”, finaliza.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br – Envie informações e fotos no Whatsapp do Portal Caparaó 33 999 509 609

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.