Portal Caparaó - Sepultado em Ibatiba paciente com suspeita de febre amarela
Geral

Sepultado em Ibatiba paciente com suspeita de febre amarela

23/01/2017

MANHUAÇU (MG) - O corpo do capixaba Albenes da Silva Azevedo, de 33 anos, que morreu com suspeita de febre amarela, em Minas Gerais, foi enterrado no interior de Ibatiba, no Sul do Espírito Santo, na tarde deste sábado (21).

Ele estava internado no Hospital César Leite, em Manhuaçu, Minas Gerais, desde a última quarta-feira (19), na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O óbito por febre amarela foi atestado pelo médico Marcelo Ker Werner, mas a prefeitura e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) disseram que o caso ainda é tratado como suspeita até sairem os resultados de exames, previstos para terça-feira (24). Foi confirmada a morte de dois macacos por febre amarela no Espírito Santo.

O velório ocorreu na casa do pai de Albenes, em Santa Clara. Ele era divorciado e deixa um filho de 13 anos. O corpo foi enterrado no Cemitério Municipal.

Sintomas

Familiares contaram que os primeiros sintomas surgiram no último domingo (15), Albenes estava com febre, dor no corpo, vômito e dor de cabeça e começou a ficar muito amarelo. Ele procurou atendimento no Pronto Socorro de Lajinha, que faz divisa com a localidade onde mora. Na quarta os rins paralisaram e ele foi transferido para Manhuaçu.

“O médico disse para a gente que não tinha mais jeito que era febre amarela e que estava em um estágio muito avançado e que se o organismo dele não reagisse eles não teriam o que fazer. Ele ainda explicou que tinha 99% de chance de ser febre amarela”, disse a prima de Albenes, a lavradora Soely de Azevedo, 41 anos.

Soely ainda disse que uma semana antes de apresentar os primeiros sintomas, Albenes trabalhou na casa da tia dele, a dona de casa Germana da Silva Azevedo, de 53 anos. Ela também está internada no Hospital César Leite, desde a manhã deste sábado (21) com suspeita de febre amarela.

 “Ela chegou a ficar internada de terça-feira até sexta-feira em Ibatiba, mas nós ficamos muito preocupadas e tiramos ela do hospital e levamos para Lajinha. Ela foi transferida hoje de manhã para Manhuaçu. Ela já está internada na área de isolamento tratando da febre amarela”, disse.

A assessoria do hospital confirmou que Albenes estava sendo tratado como suspeita de febre amarela. Apesar de na certidão de óbito estar escrito que a causa da morte foi Insuficiência dos órgãos e Febre Amarela, o prefeito Luciano Salgado confirma que a causa só será confirmada após a divulgação dos exames.

 “Que fique muito claro, não está comprovado que é febre amarela. Oficialmente os exames que comprovam a doença ainda não foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e nós não recebemos essa informação do Hospital César Leite”, disse Salgado.

Preocupação

Além de Albenes e Germana, outras três pessoas que moram na localidade de Santa Clara também integram a lista de pessoas que estão com suspeita de febre amarela. Esses pacientes estão internados na Grande Vitória.

Na casa do lavrador Gilmar Pereira, 43 anos, as sete pessoas da família já tomaram a vacina contra a febre amarela há aproximadamente uma semana. “Tem muitas pessoas que nem tomaram a vacina por não estrem bem informados. Fico com medo de mais alguém pegar. Alguém da família, da redondeza, porque são todas pessoas humildes e boas. É bem difícil”, disse.

O micro-empreendedor Roberto Moreira, 63 anos, mora na região há 40 anos e conhecia Albenes desde que nasceu. “A gente está muito preocupado com o caso. Ele era um menino forte e acontece um negócio desse a gente fica assutado, principalmente a família. Já vou vacinar na segunda-feira pois eu e minha esposa precisamos de laudo para vacinar”, contou.

A campanha de vacinação reiniciou nesta sexta-feira (20) na localidade no município. 4,3 mil pessoas foram vacinadas. A intenção do governo municipal é vacinar todos os moradores da cidade.

Geizy Gomes / A Gazeta

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.