Portal Caparaó - Padre é preso acusado de pedofilia e receptação de imagens
Segurança

Padre é preso acusado de pedofilia e receptação de imagens

23/02/2017 - Atualizado em 23/02/2017 17h30

ORATÓRIOS, RIO CASCA E MATIPÓ (MG) - A Polícia Militar de Ponte Nova com apoio de equipes de Manhuaçu, Matipó, Rio Casca e Oratórios, em operação denominada Profeta, do Ministério Público, realizou nesta quarta feira 22/2, operação cumprindo mandados de busca e apreensão em Oratórios (região de Ponte Nova), Belo Horizonte, Rio Casca e Matipó, obtendo êxito na prisão de um grupo acusado em investigação do Ministério Público de roubo, receptação e comercialização de imagens sacras. Além disso, há informações sobre situações de cunho sexual.

Segundo a Assessoria de Comunicação Organizacional da PM (ACO), houve denúncias de populares da cidade de Oratórios, informando que o padre da cidade, Paulo César Salgado, estaria pedindo muito dinheiro para os fiéis e não estavam vendo os recursos sendo aplicados na igreja.

O Ministério Público realizou as investigações ao longo dos últimos dois meses. Durante os levantamentos, foram obtidas informações de que o Pároco estaria envolvido em uma rede criminosa de roubo, receptação e comercialização de imagens sacras e também estaria cometendo crime de pedofilia na cidade.

Ainda segundo a PM, além do Padre foram presas três pessoas na região: Vladimir Gomes Magalhães que é secretário do Pároco em Oratórios; Sebastião Moreira de Souza, zelador da igreja católica em Matipó, e o advogado Vinícius Cezar Gomes Brandão, em Rio Casca.

A Assessoria de Comunicação Organizacional da PM informou ainda que, durante as buscas na residência do padre, os militares apreenderam vários materiais e imagens que serão analisados para saber as origens, além de certa quantia em dinheiro.

Ainda de acordo com a ACO da PM, todos os envolvidos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça de Ponte Nova. O MP estará analisando as informações e materiais relacionados a pedofilia encontrados com o pároco em Oratórios e em Matipó e também com jovens de São Sebastião do Sacramento, distrito de Manhuaçu.

A reportagem entrou em contato com a Arquidiocese de Mariana, que é a responsável pela Paróquia São José em Oratórios, mas eles não souberam passar informações sobre o caso.

Padre Paulo César Salgado foi nomeado em 2015, pelo arcebispo Dom Geraldo Lyrio para administrador da Paróquia de São José, em Oratórios. Ele já oficiou em outras cidades da região, como em Piedade de Ponte Nova.

Errata: No texto foi erroneamente - em um parágrafo - citada a cidade de Orizânia, quando na realidade é Oratórios. A informação foi corrigida.

Com informações e fotos do Jornal Listão

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.