Portal Caparaó - Manhuaçu realiza 1ª Conferência de Saúde das Mulheres nesta quinta-feira
Geral

Manhuaçu realiza 1ª Conferência de Saúde das Mulheres nesta quinta-feira

31/05/2017 - Atualizado em 01/06/2017 09h20

MANHUAÇU (MG) - A Primeira Conferência Municipal de Saúde das Mulheres acontece em Manhuaçu nesta quinta-feira, 1º de junho, a partir de 12h00, no auditório da APAE. Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, o evento é deliberado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Em Manhuaçu, o Conselho e a Secretaria Municipal de Saúde têm se reunido constantemente para organizar esta importante etapa da conferência, que acontecerá a nível nacional em agosto, segundo agenda do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Uma comissão com membros do Conselho Municipal de Saúde e funcionários da Secretaria de Saúde realizaram diversas reuniões para as definições a cerca do evento.

Eixo principal da Conferência

O eixo principal da Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da População em situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

30 anos sem conferência temática das mulheres

A primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher aconteceu em 1986, e após 30 anos retoma as discussões e reúne as mulheres para pensar a política nacional de saúde. A expectativa do CNS é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS para a saúde das mulheres.

Programação local

O credenciamento dos participantes começará às 12h00 com a abertura solene prevista para 13h00. Em seguida haverá apresentação cultural, leitura do regimento interno da conferência. A Mestre em Enfermagem Roberta Mendes Von Rondon, será a responsável pela palestra que contempla o tema do evento: ““Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”. Na sequência abertura para um breve debate, seguido de trabalho em grupos para desenvolvimento de propostas a serem votadas e eleição dos delegados.

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde reforçam que a Conferência é aberta ao público e conta com a participação de todos que acreditam que as melhorias da saúde pública passam pelo controle social.

No dia 5 de agosto acontece a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu, outro importante evento que já está sendo organizado.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.