Portal Caparaó - Alerta sobre o uso abusivo de remédios motiva palestra na ESF Santa Luzia
Geral

Alerta sobre o uso abusivo de remédios motiva palestra na ESF Santa Luzia

08/10/2019 - Atualizado em 08/10/2019 16h05

MANHUAÇU (MG) - Para possibilitar o conhecimento acerca do uso abusivo de psicofármacos, (grupo de medicamentos que inclui os ansiolíticos, os antidepressivos, os antipsicóticos e os antiepiléticos - que interferem primariamente em funções do sistema nervoso central), a Estratégia Saúde da Família Santa Luzia, realizou palestra sobre o tema.

O convidado foi o farmacêutico, Hermínio Medeiros, que destacou sobre outras práticas alternativas além das farmacológicas. Ele também abordou sobre atividades físicas, uso de chás, alimentação saudável, ingesta hídrica, o cessar do tabaco e sua importância, além de atividade física, tais como caminhada e, a importância de consultar e controlar o uso das medicações.

Os convidados participaram ativamente e houve muita interação junto aos profissionais de saúde. Muitos relataram que, às vezes, é difícil buscar outras práticas e acabam sempre se apoiando nas medicações.

Alunos do 10º período do curso de Medicina do Centro Universitário UNIFACIG elaboraram questionário simples, para que eles os funcionários do ESF consigam traçar o perfil desses pacientes.

Ao final da palestra, houve sorteio de três sessões de auriculoterapia, além de delicioso lanche com café, bolo e sucos para os participantes.

As atividades contaram com a participação dos profissionais: Emília Aparecida de Assis (Fisioterapeuta, Auriculoterapeuta), Enfermeira Dayane Knupp de Souza e Hermínio Medeiros (farmacêutico) – que cuidou do acolhimento, aplicação de questionários e ajuda na organização do grupo e distribuição do lanche-, além das palestras com Dr. Sérgio Alvim (Médico), acadêmicos do 10º período do curso de Medicina do UNIFACIG e das ACS (Agentes Comunitárias de Saúde), Valéria Oliveira Rodrigues, Vanderleia de Oliveira Alves Reis e Aparecida de Lourdes Vieira.

(C/ informações e fotos da Ass. Com. SMS)

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.