Portal Caparaó - Prefeita Cici e CMDDCA diplomam Conselheiros Tutelares eleitos para 2020-2023
Política

Prefeita Cici e CMDDCA diplomam Conselheiros Tutelares eleitos para 2020-2023

21/10/2019

MANHUAÇU (MG) - Conselheiros Tutelares (titulares e suplentes) eleitos recentemente pela população foram diplomados na manhã de sexta-feira, 18/10. O ato solene ocorreu no auditório do Paço, com a Prefeita Cici Magalhães; Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Celeste Gregório; Presidente do CMDDCA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), Rachel Rodrigues Furtado, e o representante do TRE-MG, Savele Xavier, integrando a Mesa Diretora.

A diplomação certifica a vitória dos candidatos na eleição, que este ano registrou comparecimento 24,69% maior de eleitores que a última ocorrida em 2015.

Outra novidade foi a informatização. Manhuaçu foi a primeira cidade da região a usar urnas eletrônicas neste processo eleitoral. Os equipamentos foram cedidos pelo TRE-MG, por meio do Cartório Eleitoral da Comarca.

A Prefeita Cici destacou a lisura do processo eleitoral que definiu a nova formação do Conselho Tutelar, em que Manhuaçu deu ótimo exemplo de organização e transparência para as demais cidades brasileiras.  Ao se dirigir às conselheiras titulares eleitas (são cinco mulheres), a Prefeita às parabenizou, desejando que as ações em defesa à criança e adolescente sejam bem-sucedidas. Ela reiterou também o compromisso com toda a rede de proteção aos menores, que envolve diversas instituições filantrópicas e a Administração ‘Ouvir para Governar’.

Em 2018, a Prefeitura assegurou um carro novo para o trabalho dos conselheiros, entre outras melhorias. Além disto, para as instituições filantrópicas, nestes dois primeiros anos de mandato, a Prefeita e a Secretária Giuzaina repassaram recursos diversos para que o atendimento aos menores tenha constante melhoramento.

 A Presidente do CMDDCA, Rachel Furtado, pontuou sobre a importância do trabalho do Conselho Tutelar junto às famílias, a complexidade das ações e a necessidade do aprimoramento constante dos conselheiros para que eles possam atuar com eficiência. Ela também citou o ativo acompanhamento e apoio às atividades, por parte dos membros do CMDDCA.

A Secretária Giuzaina Celeste Gregório ressaltou a atenção da Prefeita com este momento democrático que trata de algo especial e complexo: a proteção do menor. Ela frisou que a união de todos é o caminho para que as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social tenham efetivo amparo. Giuzaina mencionou as diversas oficinas e projetos sociais implantados e mantidos pela Administração Municipal, que trazem novos horizontes para jovens na cidade nos distritos.

NOVOS CONSELHEIROS

Foram diplomadas as conselheiras tutelares titulares:

Vanilda Mendes Lima (355 votos);

Loren Barreto de Paula (196 votos);

Silvana Andrade Avelar (190 votos);

Aline Tavares de Freitas (179 votos);

Maria Aparecida Alves (154 votos);

Também foram diplomados os conselheiros suplentes:

Fernanda Silva Alves da Silva (146 votos);

Arrail Borel Neto (124 votos);

Maria Inez dos Santos (113 votos);

Camila Muniz (98 votos);

Ana Carolina Barbosa (62 votos).

Também presentes, a Secretária de Administração, Cristina Miranda; Pastor Jorge Ferreira (PROIN); Coordenadora do CREAS, Glenda Miranda, e a Coordenadora da Central dos Conselhos, Luciana Cirelli, além de conselheiros do CMDDCA.

A solenidade de Posse será dia 10/01/2020, na sede do Conselho Tutelar (R. José Coelho de Vasconcelos, 162, B. Bom Pastor). Os conselheiros atuarão no quadriênio 2020-2023.

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.