Portal Caparaó - Presidente da Coocafé fala sobre prevenção à Covid-19 e a safra de café
Agronégocios

Presidente da Coocafé fala sobre prevenção à Covid-19 e a safra de café

08/04/2020 - Atualizado em 09/04/2020 08h15

REDAÇÃO - Em tempos de Coronavírus e isolamento, a Coocafé adotou várias medidas. Além da criação de um comitê interno de gerenciamento de crise, a suspensão de eventos maiores como a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e atendimentos virtuais foram algumas das ações realizadas mediante o cenário vivenciado por causa do COVID-19.

A prestação de contas que seria realizada através das pré-assembleias e AGO, já está disponível no site e nas redes sociais da cooperativa. A destinação das sobras e aprovação das ações por parte dos cooperados só pode ser realizada via Assembleia durante o evento que deveria ser realizado até 31 de março; devido à pandemia o prazo foi prorrogado e o evento poderá ocorrer até o mês de julho, conforme Medida Provisória 931/2020.

A Coocafé tem adotado medidas diante dos seus quatro públicos: cooperados, colaboradores, parceiros e sociedade. E uma das dúvidas mais recorrentes do produtor rural é sobre como deve proceder durante a Safra 2020, que está mais volumosa devida a bienalidade cafeeira e clima favoráveis. Em entrevista realizada na quarta (1/04), o diretor presidente da cooperativa falou sobre as medidas tomadas no atual cenário e os resultados já identificados, prestação de contas aos cooperados e sociedade e também sobre a Safra 2020. Confira abaixo os principais pontos abordados:

Medidas e resultados

“Nesse momento de dificuldades que o mundo, o Brasil e a nossa região enfrentam, a  Coocafé tem feito seu dever de casa. Nós, desde o início dessa crise, estamos trabalhando preventivamente em muitas situações e reativamente em outras porque é impossível se prever tudo. O balanço que eu faço é muito positivo. Esse isolamento que tivemos, em detrimento de muitos transtornos que ele gera, foi muito positivo porque até agora não temos notícias de coronavírus na nossa região. A nossa equipe de gerenciamento de crise tem acompanhado com muita eficiência os acontecimentos e tomado as atitudes necessárias.”

AGO

“A nossa Assembleia Geral Ordinária seria realizada no dia 20 de março e foi em pleno pico de crise do coronavírus no Brasil. Cancelamos o evento e no dia 30/03 o Governo editou uma medida provisória onde permite que as assembleias das cooperativas sejam feitas até o sétimo mês após o exercício findo (2019). Se os órgãos de saúde e fiscalizadores liberarem a realização dos eventos antes desse período, com certeza estaremos agendando e comunicando aos cooperados. A prestação de contas digital já está disponível em nosso site e redes sociais, a única coisa que não temos é a aprovação em assembleia da destinação das sobras, mas isso não está nos impedindo de trabalhar. Inclusive, a cooperativa continua subsidiando a sacaria para os cooperados e está estudando a possibilidade de viabilizar o o subsídio de big bag.”

Safra e colheita 2020

A colheita em algumas regiões mais quentes começam primeiro e regiões de clima médio começam depois e por último as mais frias. As regiões em que vão iniciar a colheita agora devem estar atentas às regulamentações de seu município. Eu tenho certeza que a nossa colheita vai acontecer, infelizmente teremos alguns transtornos, como a redução do volume de pessoas nos transportes e isso pode onerar um pouco os custos para o produtor. Mas é importante pensar que vai dar certo. Temos um ano com a safra muito alta e observando minhas lavouras percebi que os grãos estão bem granados e isso é muito bom. Tudo indica que teremos um bom rendimento para essa colheita.”

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.