Portal Caparaó - Café premiado de Alto Jequitibá é lançado na linha Cafés Campeões
Agronégocios

Café premiado de Alto Jequitibá é lançado na linha Cafés Campeões

19/02/2026 - Atualizado em 19/02/2026 15h48

REDAÇÃO - O Governo de Minas participou, nesta quinta-feira (19/2), do lançamento da linha especial Cafés Campeões, no Supermercado Verdemar, em Belo Horizonte. A iniciativa leva ao consumidor os melhores cafés da safra 2025, vencedores do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

O campeão foi o agricultor familiar João Pedro Emerick Ramos, de Alto Jequitibá, na Zona da Mata e da região cafeeira de Matas de Minas, que alcançou 93,2 pontos na categoria Cereja Descascado, a maior nota já registrada na história do concurso. Ele começou a plantar em 2018 e avalia que a competição foi decisiva para abrir portas no mercado.

"Fazer o café e ter um comprador é muito importante. Em 2018, eu não tinha para quem vender o café. Hoje está quase faltando café para tanto comprador. O concurso foi muito importante para a divulgação do nosso nome e da nossa propriedade", afirmou o cafeicultor João Pedro Emerick.

O concurso chegou à 22ª edição, consolidando-se como importante instrumento de valorização da cafeicultura mineira e de estímulo à melhoria contínua da qualidade. Ao todo, 16 produtores mineiros, que obtiveram as melhores classificações na edição de 2025 do concurso, passaram a integrar a linha Cafés Campeões.

Os produtos já estão disponíveis para venda nas unidades do Verdemar, nas versões torrado em grãos e torrado e moído, para preparo em filtro ou espresso. A parceria com a rede de supermercados, que está no oitavo ano, visa valorizar os cafés especiais de alta qualidade produzidos por produtores mineiros, principalmente os agricultores familiares, reconhecendo o talento e a dedicação destes trabalhadores.

"Quero, primeiramente, reconhecer o trabalho de toda a equipe da Emater-MG, fundamental para que o nosso café, ao longo dos últimos 20 anos, tenha deixado de ser uma commodity para se transformar em um produto totalmente diferenciado, estando entre os melhores do mundo", disse o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.