Portal Caparaó - Desfile da Independência encanta público de Manhuaçu
Geral

Desfile da Independência encanta público de Manhuaçu

07/09/2012 - Atualizado em 07/09/2012 12h42
 

Milhares de pessoas compareceram na manhã de sexta-feira, na Praça Cinco de Novembro, para assistir o desfile cívico comemorativo ao 190º aniversário da Independência do Brasil. A atividade foi organizada pela Prefeitura de Manhuaçu através da Secretaria de Educação. Neste ano, o tema foi “Família e Escola: células geradoras e agentes transformadores”.

O desfile foi marcante, tanto pela emoção, quanto pela qualidade da organização e dos participantes. O esmero dos participantes arrancou aplausos do numeroso público presente. A abertura foi feita com o hasteamento das bandeiras do Brasil pelo Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar – Tenente-coronel Luiz Carlos Rhodes de Souza; de Minas Gerais pela Diretora da Superintendência Regional de Ensino Patrícia Luciene Lima Fialho; e pelo Prefeito de Manhuaçu Adejair Barros.

PARTICIPAÇÃO

Segundo o Secretário de Educação de Manhuaçu, Eduardo Portilho, este foi o oitavo ano consecutivo que a Administração promoveu o Desfile da Independência. “É uma festa muito bonita e fizemos questão, ao longo desses oito anos, de manter essa tradição cívica. É importante comemorarmos o dia da Pátria e, de modo especial neste ano, com um tema tão interessante que é a família”, ressaltou.

O prefeito Adejair Barros elogiou a organização e participação das escolas, entidades e instituições militares no desfile. “Quero realmente parabenizar a todos. Foi um grande evento, muito bem organizado e com apresentações belíssimas. Parabéns também a todos os funcionários que atuaram nessa festa”, destacou.

FAMÍLIA

O desfile deste ano registrou um aumento significativo de público e manteve a tradição de um evento bonito, bem organizado e rápido. A apresentação durou cerca de duas horas.
A primeira parte do desfile teve a apresentação do 11º Batalhão de Polícia Militar e Colégio Tiradentes, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e SUAPI/Presídio de Manhuaçu e o projeto Águias de Sacramento.

VEJA AS FOTOS

GALEIRA 01

GALERIA 02

Em seguida, a abertura da segunda parte foi realizada pela Academia Manhuaçuense de Letras com a execução do Hino da Academia e acompanhamento da Banda Sociedade Musical Santa Cecília (Passagem de Mariana). A Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais (ACLA-MG), a APAE e a Escola Pearl White Slaib Fadlala seguiram com o desfile das escolas da rede estadual: João Xavier da Costa, Cordovil Pinto Coelho, Antônio Welerson, Monsenhor Gonzalez, São Vicente de Paulo, Maria de Lucca Pinto Coelho, Renato Gusman e Salime Nacif. Destaque ainda para a Sociedade Musical São Caetano, de Monsenhor Horta, que participou pela primeira vez da comemoração em Manhuaçu.

A terceira fase foi a apresentação das escolas da rede municipal. Com a presença da Corporação Musical Santa Cecília, desfilaram alunos das escolas Camilo Felipe Nacif, Ponte da Aldeia, São Vicente de Paulo (CAIC), Sônia Maria Batista, São Jorge e Petrina Maria da Conceição. Houve também a apresentação da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus (da cidade de Mariana).

A quarta fase foi aberta com a apresentação especial do Hino da Independência com a fanfarra da Escola Municipal de Vilanova. Em seguida, desfilaram as entidades: CRAS e Pro Jovem, Asilo São Vicente de Paulo, AABB Comunidade, Ordem Demolay, Manhuaçu Esporte Clube – Futsal Feminino, Maçonaria de Manhuaçu, Rotary Clube, Lions Clube Flor de Manacá, Grupo Ginástica Geração de Ouro e o Clube dos Desbravadores da Pedra Dourada.

Ao final, crianças apresentaram um número de dança de rua e encantaram o público fechando o desfile deste ano.

Carlos Henrique Cruz - Fotos Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.