Portal Caparaó - Simpósio de Cafeicultura começa com otimismo
Política

Simpósio de Cafeicultura começa com otimismo

21/03/2007 - Atualizado em 23/03/2007 07h37

Compuseram a mesa o Presidente da Associação Comercial de Manhuaçu – André Farrath, o Prefeito de Manhuaçu –Sérgio Breder, o Coordenador do Simpósio de Cafeicultura – Antônio Carlos Xavier da Gama, o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, o Deputado Federal Mário Heringer, Deputado Estadual Sebastião Costa, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG e Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/MG  - Roberto Simões, o diretor financeiro FAEMG João Roberto Pulitti, a presidente da Câmara de Manhuaçu Maria Imaculada Dutra e o presidente da Associação de Municípios da Vertente Ocidental do Caparaó e prefeito de Caratinga Ernani Campos Porto.

ABERTURA

O pronunciamento inicial foi feito pelo presidente André Farrath que destacou a importância do Simpósio para a política cafeeira regional e nacional. Além de adiantar um pouco da programação do evento, Farrath também fez questão de ressaltar a grande evolução do setor cafeeiro nas montanhas de Minas. "O crescimento é notável. Temos melhorado muito nos índices de qualidade e produtividade. Apesar da Manhuaçu não ser o maior produtor brasileiro, a cidade é uma boa anfitriã e representante da cafeicultura moderna, de qualidade e de eficiência", afirma.

Para o prefeito de Manhuaçu Sergio Breder, a revolução no setor cafeeiro é evidente. "Esta revolução não aconteceu por acaso. Investimentos em pesquisas, nos concursos de qualidade e na qualidade do produto propriamente dito, são diferenciais. Temos a chance de tomar o café com prazer", afirma levando em conta a escolha na hora da compra.

Para ele, Manhuaçu se sente honrada em ter o previlégio de sediar mais um simpósio. "O evento nos brinda com a presença das lideranças mais expressivas dos diversos segmentos da economia cafeeira de nosso país e não tenho dúvidas de que os temas da programação são da maior importância e certamente a sua abordagem e discussões contribuirão para melhorar cada vez mais a competitividade de nosso produto", adianta.

SECRETARIO DE ESTADO

O Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, foi representado pelo Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, que justificou a ausência. "O governador enfatizou que o café é de grande importância no setor agrícola mineiro. Ele determinou que eu o representasse e trouxesse a mensagem de apoio do Governo de Minas aos membros da cadeia produtiva do café", justificou o secretario. 

Gilman Viana afirmou, durante a abertura, que o café vem recuperando gradualmente interna e externamente seu lugar. O secretário fez um desafio para que a região promova mais atividades pensando na qualidade e na produtividade do setor cafeeiro. Para ele, o café é e será um bom negocio 'pelo menos para os próximos 10 anos'. "Isso se deve aos baixos estoques e o aumento do consumo", ressalta. Contudo, Gilman reafirmou a necessidade de se investir em conhecimento e na busca de informações. “O Governo de Minas, através do Agrominas Café, vai garantir os instrumentos necessários aos membros da cadeia produtiva, mas é preciso que também saiam do comodismo e cada um faça a sua parte”, destacou.

O presidente do Sebrae Roberto Simões acrescentou que os técnicos do órgão já atuam em programas voltados para a gestão no meio rural.

O Deputado Sebastião Costa reivindicou a implantação de um Centro de Excelência do Café em Manhuaçu, mas Gilman Viana descartou o projeto a curto prazo. “Já que Viçosa foi contemplada, temos que trabalhar com a cidade primeiro e depois podemos buscar novas unidades”, respondeu. Durante o debate, o deputado federal Mário Heringer chamou a atenção dos prefeitos para que busquem apoiar mais o setor cafeeiro. “Afinal, é a base da economia dos municípios da região. Vi vários prefeitos aqui, mas ainda é preciso apoiar mais a cafeicultura com programas que auxiliem o homem do campo”, destacou.

Após a solenidade de abertura foi apresentado o painel "Mercado de Café" pelo presidente do Centro de Comércio de Café do Rio de Janeiro com a participação vários dirigentes de empresas exportadoras.

HOMENAGENS

Durante a parte da manhã foram prestadas duas homenagens especiais. A Câmara de Manhuaçu entregou o Título de Cidadão Honorário ao senhor Aprígio Tavares Júnior, do Grupo Armazéns Gerais Leste de Minas. A Aciam também homenageou os empresário Sergio Tristão, Marcelo Netto e Marcos Antônio Aouila pelos 40 anos do grupo Tristão no ramo de comércio e exportação de café em Manhuaçu.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.