Portal Caparaó - Hemominas comemora dia do doador de sangue em Manhuaçu
Geral

Hemominas comemora dia do doador de sangue em Manhuaçu

28/11/2012 - Atualizado em 28/11/2012 08h32

O Dia Internacional do Doador de Sangue foi especialmente lembrado pelo Núcleo Regional da Fundação Hemominas, em Manhuaçu, nesta segunda-feira, 26. Com homenagens e música, a solenidade ocorreu às 10h, reunindo direção, funcionários, doadores e populares.

A programação teve início com a apresentação da Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar que, sob a regência do Tenente Ruiter, exibiu seleto repertório, inclusive com o famoso e merecido “Parabéns” para os doadores.

A solenidade teve sua continuidade na sala de reuniões da instituição, quando houve pronunciamento do Gerente Coordenador do Núcleo Regional da Fundação Hemominas em Manhuaçu, Dr. Jadilson Wagner Silva do Carmo. Na oportunidade, foi lembrada a importância da doação e a grande demanda existente na região.

O Núcleo Regional do Hemominas de Manhuaçu iniciou suas atividades em dezembro de 1992. Situado à Rua Frederico Dolabela, 289, próximo ao Hospital César Leite, o núcleo é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes à microrregião de Manhuaçu e entorno, abrangendo 19 municípios – sendo nove agências transfusionais e sete assistências hemoterápicas. A unidade possui 36.500 doadores cadastrados, sustentando a demanda de aproximadamente 600 transfusões / mês. A atual sede foi inaugurada em Novembro de 2005.

Doou 51 vezes

Uma das homenagens prestadas nesta comemoração foi ao empresário Antônio Alves de Aguiar, que doou sangue 51 vezes. Considerado “Doador Diamante” pelo Hemominas, senhor Antônio é aplaudido também por sua postura enquanto dirigente de empresa. Além do gesto individual em doar sangue tantas vezes, o empresário estimula a doação junto aos funcionários de seu supermercado. “Enquanto empresário, o senhor Antônio demonstra um exemplo muito bonito que é a consciência social de sua empresa em permitir que seus colaboradores venham à Hemominas e façam sua doação, sem qualquer dificuldade. Quiçá se outros empresários também aprendessem com o senhor Antônio e permitissem que seus colaboradores viessem naturalmente, sem qualquer obstáculo, para fazer sua doação de sangue. [...] Nós sabemos da carência e da dificuldade que ocorre, em certos momentos do ano, para captar doadores. Então, empresários como o senhor Antônio e o gesto individual dele, nos fazem refletir que realmente as pessoas têm bom coração e querem fazer com que a doação de sangue seja um ato seguro e fidelizado”, ponderou Dr. Jadilson.

O pronunciamento do Gerente Coordenador foi acompanhado pelos convidados e doadores presentes. Em seguida, Dr. Jadilson convidou Dr. Cícero Tadeu de Araújo, médico triagista da instituição, para a entrega da homenagem ao doador Antônio Alves de Aguiar. O Gerente Técnico do Núcleo do Hemominas, Dr. Cilas Galdino, também prestigiou a solenidade, juntamente com a equipe de colaboradores que atuam no local.

Mais doadores

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2011, o número de doadores no Brasil aumentou de 3,3 milhões para 3,4 milhões, o que representa 2% da população do país. Mas apesar do aumento, a média ainda está abaixo dos 3% dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde.

“Nós percebemos que é necessário que as pessoas tenham consciência do papel da doação de sangue, que é um ato social. Preocupada com isto, a Fundação Hemominas faz um trabalho bonito com as crianças nas escolas, realizando o Programa Doador do Futuro. Levamos esta mensagem à sociedade, para que a população entenda que doação de sangue é um ato voluntário de amor que cada um deve participar, porque pessoas neste momento estão dependendo de doação de sangue. Então, conclamamos a todos a se tornarem doadores, isso é muito importante, isso salva vidas”, ressaltou Dr. Jadilson.

Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.