Portal Caparaó - Maurício Júnior defende gestão participativa na Câmara de Manhuaçu
Política

Maurício Júnior defende gestão participativa na Câmara de Manhuaçu

10/01/2013 - Atualizado em 10/01/2013 14h11
Maurício Júnior é o vereador mais novo a chegar ao cargo de presidente

Em entrevista concedida ao Portal Caparaó, o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício de Oliveira Júnior (PTC), disse que pretende aproximar a Casa Legislativa da população. “Precisamos atender aos anseios da sociedade”, afirmou. Ele também destaca projetos e propõe uma relação harmoniosa, mas nunca “promíscua e subserviente” com a Administração Municipal.

Ao ser eleito no dia 1º para dirigir o Legislativo nos próximos dois anos, Maurício Júnior, aos 31 anos, atinge uma marca inédita: é o vereador mais novo a ocupar o cargo de presidente na história da Câmara de Manhuaçu. 

Ao lado dos vereadores Cabo Anízio (vice-presidente), Eli de Abreu (1º secretário) e Francisco de Assis Dutra – Chico do Juquinha (2º secretário), Maurício ainda protagonizou outra novidade na eleição da mesa diretora. Entre os quinze vereadores, somente eles foram eleitos na coligação do prefeito Nailton Heringer. Apesar de terem recebido apoio de outros vereadores, pela primeira vez a composição é formada por apenas um grupo político.

Apesar dos fatos históricos que marcaram a eleição, Maurício Júnior prega um discurso de união. Ele diz que priorizará projetos que aproximam a Câmara da população. “Quanto mais nos aproximarmos da sociedade, melhor”.

Advogado formado pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale), em Governador Valadares, com especialização em processo civil e atuante em vários segmentos, Maurício Júnior está empolgado com a nova missão e mostra uma disposição típica dos jovens.

Segundo ele, só o fato de ter sido eleito vereador corresponde a uma grande confiança depositada pelos eleitores e uma enorme responsabilidade com o município. “Penso que o recado das urnas foi muito claro: o povo quer e anseia por mudanças. E nós somos esses agentes políticos responsáveis por fazer essas mudanças. Agora como presidente, a responsabilidade dobra. Estou preparado e, com muita humildade, vou lutar para corresponder a confiança que meus pares depositaram em mim. Buscarei fazer uma administração transparente, progressista, democrática e participativa. Quando necessário, tomarei as decisões que o cargo requer”.

GESTÃO PARTICIPATIVA

Maurício Júnior defende uma gestão participativa, justamente atendendo ao conceito de que o vereador é o agente político que mais tem contato com a população. Para ele, por estar à frente da Câmara Municipal tem uma preocupação especial de que o Legislativo se dirija institucionalmente à população.

“O meu desejo, enquanto presidente e vereador, é que trabalhemos unidos em prol de Manhuaçu. Não há vencedor e nem vencido para mim. O que existe é a necessidade de trabalhar e fazer um belo serviço por Manhuaçu. O meu modo de trabalho é democrático, participativo e transparente. Essa vai ser a tônica do meu mandato. A relação com os vereadores tem sido proveitosa. Eu sinto que todos estão comprometidos com Manhuaçu. Em especial, gostaria de ressaltar que, durante a minha caminhada para a presidência, não busquei apenas o voto, mas sim desenvolver um laço de amizade e confiança. Vou lutar para aprofundar esse trabalho. Eu acredito que a união irá promover um grande progresso para Manhuaçu”, argumentou.

Segundo o presidente, ao longo desses primeiros dias, os vereadores já estão preparando projetos e organizando a pauta para o dia 17, data da primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2013. A Câmara de Manhuaçu é composta novamente por 15 vereadores, com representantes de todos os distritos e da cidade.

Para ele, a ideia de uma gestão participativa passa pela presença e acompanhamento da população de perto dos vereadores: “O que importa não é uma democracia representativa, aquela em que o eleitor vota, elege seu representante e deixa de lado. Queremos uma democracia participativa. Quero que os cidadãos acompanhem os trabalhos do seu vereador, apoiem, cobrem, enfim, participem democraticamente do mandato”.

O novo presidente defendeu uma gestão participativa e maior aproximação com a sociedade

Para Maurício Júnior, a Casa precisa passar por um processo de modernização e criar canais de relacionamento com os eleitores. O presidente se diz um grande observador e afirma que todos os parlamentares aprenderam a lição com as eleições de 2012 e que terão uma postura de independência nos próximos quatro anos.

“O recado das urnas foi muito claro. A votação expressiva do prefeito Nailton Heringer demonstra o desejo da população por mudanças. Enfim, temos que apoiar o prefeito no que ele estiver fazendo de correto, proveitoso e bom para Manhuaçu. Temos esse dever de colaborar. Contudo, é óbvio que também temos o dever de fiscalizar. Fiscalizaremos e cumpriremos com nosso papel de vereador. Da minha parte, a relação do Legislativo com o Executivo será harmoniosa, mas isso não significa dizer que será promíscua ou de subserviência. Vamos garantir e enaltecer a independência da Câmara Municipal”.

Ele considera que a participação popular é uma aliada no trabalho do Legislativo nesse sentido: “A própria população também aprendeu a cobrar muito. Diversas medidas poderão ser tomadas com o apoio, a sugestão, a cobrança da sociedade. Queremos que a comunidade participe”.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.