|
|
|
|
Tornar real o sonho da casa própria, promovendo a dignidade e o bem-estar social de inúmeras famílias, tem sido um gesto concreto do CTAF (Centro de Tecnologia Alternativa e Suporte à Agricultura Familiar) e empresa de Engenharia Constru-Art, ao viabilizar a construção de residências com recursos do Programa Nacional de Habitação Rural, com amparo do Programa Minha Casa, Minha Vida rural, na região.
Com inteligentes parcerias firmadas com sindicatos em cada localidade, a iniciativa tem se consolidado, resultando na entrega de diversas moradias, conforme destacou o Presidente do CTAF, Aurineide Rodrigues à reportagem.
Dois exemplos recentes ocorreram nos municípios de Alto Jequitibá e em Martins Soares.
Alto Jequitibá
Em Alto Jequitibá, foi realizada solenidade especial com as famílias beneficiadas para a construção de 25 residências nas comunidades rurais do município. A cerimônia contou também com a presença do Presidente do CTAF, Aurineide Rodrigues; Gerente da Constru-Art, Sebastião Dutra; Assessor Jurídico da Constru-Art, Dr. Éder Dutra; Gerente da Caixa Econômica Federal de Manhumirim, Rossini Salvador de Oliveira; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Jequitibá, Lílian Garcias da Rosa, e as funcionárias Lídia (STR) e Deise (Caixa Econômica Federal).
Martins Soares
No município de Martins Soares, famílias que residem no meio rural também serão atendidas com a construção de 37 casas com recursos do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural). Recentemente, aconteceu a solenidade de assinatura dos contratos reunindo autoridades e cidadãos.
Entre os presentes, o Prefeito Ademir Conrado; Presidente do CTAF, Aurineide Rodrigues; Gerente da Constru-Art, Sebastião Dutra; Assessor Jurídico da Constru-Art, Dr. Éder Dutra; Gerente da Caixa Econômica Federal de Manhumirim, Rossini Salvador de Oliveira; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Martins Soares, Vereador Felipe Rodrigues, e a funcionárias da Caixa Econômica Federal, Deise.
Na oportunidade, houve o pronunciamento das autoridades presentes à Mesa Diretora, ressaltando a importância da implantação deste programa habitacional, para o desenvolvimento social, além de possibilitar uma nova realidade para as famílias atendidas.
1.500 casas
O Presidente do CTAF, Aurineide Rodrigues, mencionou que o trabalho desenvolvido pelo Centro de Tecnologia Alternativa e Suporte à Agricultura Familiar e Constru-Art, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Sindicatos, têm elevado o cenário rural da região a um novo patamar de desenvolvimento habitacional.
De acordo com Aurineide Rodrigues, o CTAF está alcançando a marca de 1.500 casas viabilizadas com recursos do PNHR. “Ao firmamos parceria em um determinado município, esta entidade social, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por exemplo, organiza procedimentos como a entrevista, documentos e a verificação do perfil do trabalhador, sabendo se ele se enquadra ou não no programa. A Caixa Econômica Federal é uma parceira em que temos um zelo muito grande, por ser muito fiel e organizada com a documentação, não deixando passar qualquer irregularidade que vá nos prejudicar depois. Destacamos o papel do CTAF, organizadora deste trabalho, que buscou parceria também com a empresa de engenharia Constru-Art para que a documentação seja previamente analisada, de modo a agilizar os procedimentos junto à Caixa Econômica Federal, além do projeto de engenharia. [...] Temos trabalhado em toda a região com o PNHR, garantindo moradia digna para os trabalhadores rurais. Alcançamos a marca de 1.200 casas construídas e pretendemos ainda neste mês de Janeiro assinar mais 300 contratos para a construção de novas unidades”, frisou Aurineide.
Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com