Portal Caparaó - Católicos participam das celebrações do início da Quaresma
Geral

Católicos participam das celebrações do início da Quaresma

14/02/2013 - Atualizado em 14/02/2013 11h52

Padre Luís Carlos Ramos lembrou a importância do período de reflexão da Quaresma

Nesta quarta-feira, 13, durante entrevista, o pároco da Paróquia de São Lourenço, Padre Luís Carlos Ramos, destacou o início da Campanha da Fraternidade na região. Em sua 50ª edição, a mobilização tem como tema Fraternidade e juventude e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Milhares de fiéis participaram das celebrações na Igreja Matriz de São Lourenço e outras comunidades de Manhuaçu.

A proposta deste ano é uma recuperação do tema da Campanha da Fraternidade trabalhado em 1992, até mesmo por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Julho, no Rio de Janeiro. A campanha é sempre sobre uma reflexão que envolve toda a Igreja no Brasil e tem repercussões no mundo todo.

“Tenho dito nas celebrações que nossa Igreja está com um grande presente este ano. Celebra em 2013 o Ano da Fé, também os 50 anos do Concílio Vaticano II e vinte anos do Catecismo da Igreja Católica. E nós, no Brasil, fomos agraciados com a escolha do Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, onde o futuro Papa estará presente. Foi um movimento que foi iniciado pelo Papa João Paulo II, teve continuidade com Bento XVI e terá sequência nesse grande encontro com as juventudes, trazendo a palavra, as reflexões, a orientação, a voz da Igreja para os jovens”, destacou o Padre Luís Carlos Ramos.

Em Minas Gerais, como preparação para a Jornada Mundial da Juventude, será realizada na semana anterior (de 16 a 21 de julho), em Belo Horizonte, a Semana Missionária, ou Pré-Jornada, com participação de 30 mil jovens estrangeiros. Na realidade, a capital vai ficar bem movimentada, pois no mesmo período (terceira semana de julho) será realizado o Congresso Mundial de Universidades Católicas, o Encontro Internacional da Família Vicentina e o Festival de Artes, dentro da Pré-Jornada. A maior parte das delegações será da América Latina (60%), Europa (25%) e o restante da Ásia, EUA e Canadá.

REFLEXÕES

Padre Luís Carlos também ressaltou que houve reunião para estudos e traçar algumas ações com a presença de representantes das onze paróquias da Forania de Manhuaçu.

Dados da Campanha da Fraternidade 2013, mostram que 85% da juventude está deixando de manifestar sua fé. Apenas 15% participam mostrando sua fé.

Para o sacerdote, o grande desafio é unir as forças de vários segmentos em favor da juventude. “O trabalho precisa de parceria com a família, a escola, a Igreja, os grupos sociais. Todos precisam atuar em conjunto, somando forças para ajudar na preparação das crianças, adolescentes e jovens para a vida”.

Padre Luís Carlos lembrou que escolas e repartições públicas, sob o pretexto de não se ofender um ou outro, não podem ter um crucifixo ou um sinal religioso e isso, segundo pesquisas, vem causando um estrago na formação e na vida das pessoas. “Não digo que tem quer esse ou aquele símbolo, mas que se adotasse a Sagrada Escritura que todas as denominações religiosas têm como ponto de partida. Isso tem que ser uma preocupação das escolas, das igrejas, das famílias, dos gestores, em vista do bem comum e do ser humano. A humanidade está perdendo uma referência importante em sua formação. Por conta de um falso respeito às religiões A ou B, cada vez mais vão secularizando a mente e o coração desses jovens”.

Ao mesmo tempo, o pároco de Manhuaçu lembra que a família tem um papel primordial, pois de fato é o berço para a formação. “A ausência dessa referência, da participação, é prejuízo para a vida inteira. Não tem como, se a família não buscar manifestar sua fé, que isso seja parte da vida do filho”.

Ele destacou que várias ações irão permear a Campanha da Fraternidade na Paróquia de São Lourenço e nas 40 comunidades que fazem parte dessa região. Além das ações das outras paróquias da forania.

QUARESMA

A Missa de imposição das cinzas levou milhares de fiéis à matriz de São Lourenço nesta quarta-feira.

A abertura da CF 2013 coincide com o início da quaresma - tempo de penitência, de recolhimento, de conversão e oração. Nesta última quarta-feira, as cinzas lembram que somos pó e vamos voltar ao pó.

O sacerdote lembra que a dimensão da vida cristã deve ser assumida em vista de uma maior comunhão com Jesus Cristo: “Quaresma não é tempo de tristeza. É um período de recolhimento. É um voltar para dentro de si, reavaliar a própria vida em sua casa, na comunidade. A fé continua dentro dessa perspectiva de análise interior. O olhar introspectivo, ajudar a retomar a nossa origem e analisar nossos atos, repensar nossas atitudes. É para lembrar um período de mudança, conversão e ajuste de nossa vida com o projeto de Deus”.

O sacerdote lembrou ainda que existem várias ações realizadas pela Paróquia de São Lourenço, através da Pastoral Social, em função de famílias da cidade.

O período da Quaresma também é um incentiva a uma mudança de comportamento e de amor ao próximo. “De repente a pessoa pode praticar um ato, um gesto, um novo hábito que possa contribuir para resolver um problema. Não é dar uma esmola num determinado momento. Não é uma questão pontual. É uma mudança, a prática constante de um ato em favor do próximo, como essa dimensão social que a pastoral trabalha tão bem”.


JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

A Jornada Mundial da Juventude, que está em sua 28ª edição, é um evento católico realizado a cada dois ou três anos, convocado pelo papa e em cidade indicada por ele. É considerado o maior evento da Igreja em congregação de jovens e tem sempre a presença do Sumo Pontífice.

A história começou em 1984, quando o papa João Paulo II (1920-2005), durante celebração na Praça de São Pedro, no Vaticano, entregou aos jovens a cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ. Na ocasião, o papa pediu aos jovens que enviassem a cruz, que ficou conhecida como Cruz da Jornada, a diversas partes do mundo.

Em 1985, declarado o Ano Internacional da Juventude pela Organização das Nações Unidas (ONU), o sumo pontífice instituiu a Jornada Mundial da Juventude durante um encontro internacional de jovens no Vaticano.

No Brasil, a JMJ terá como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). Com a renúncia de Bento XVI, o sucessor virá ao Brasil, de acordo com autoridades do Vaticano.

Carlos Henrique Cruz - Fotos Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.