Portal Caparaó - Conferência da Cidade é nesta terça em Manhuaçu
Geral

Conferência da Cidade é nesta terça em Manhuaçu

03/06/2013 - Atualizado em 03/06/2013 08h13

MANHUAÇU (MG) - Para garantir a  efetivação das políticas públicas para o desenvolvimento, importante atribuição que a sociedade organizada precisa participar, apoiar, valorizar os espaços da democracia e, ainda participar na elaboração, fiscalização e deliberação destas políticas, garantindo assim, que as representações estejam imbuídas com legitimidade e representatividade, a fim de que suas decisões ocorram democraticamente para que se constituam em verdadeiras esferas públicas.

A conferência de políticas públicas é um espaço legalmente instituído de gestão democrática  com a finalidade de produzir diagnosticos , planejamentos e pactuações sobre as problemáticas, prioridades, necessidades e responsabilidades das instituições, representantes locais e da sociedade civil nos variados âmbitos federativos. Assim sendo, uma comissão nomeada pelo prefeito municipal, Nailton Heringer iniciou o trabalho de planejamento para a realização da 5ª Conferência Municipal da Cidade, que acontecerá neste dia 04 de junho, a partir de 17:30h, na Câmara Municipal de Manhuaçu.

A comissão é formada por representantes da FACIG, CREA, COAMMA, ONG Pró Rio Manhuaçu, Comitê da Bacia Hidrográfica, COMDEC, Associação Habitacional, Sindicato, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal  e outros segmentos, para coordenar todas as  ações a fim de garantir resultado satisfatório e uma participação ativa da sociedade. Pois, através das conferências municipais, as discussões se iniciam , sendo um momento ímpar que propicia a articulação de diversos segmentos da sociedade e oportuniza também o conhecimento das realidades locais, bem como cria oportunidades para que haja mudança  na cidade.

Segundo a coordenadora da comissão preparatória, Vininha Nacif, o foco da conferência da cidade é discutir sobre o desenvolvimento urbano do município, pactos com os governos  estadual e federal e a  busca de melhoria para que tenhamos uma sociedade boa se viver. "É importante que a comunidade manhuaçuense participe, expressando ideias e, ainda fortalecendo a proposta para a criação do Conselho da Cidade, que dará total suporte para habitação, saúde, ambiente e tantos outros fatores que dizem respeito ao município",salienta Vininha Nacif. Na conferência também serão escolhidos os delegados, que estarão representando o município na conferência estadual.

Ela explica que a participação da sociedade  civil será fundamental para que todos os pontos sejam colocados em discussão e, definir diretrizes que serão encaminhadas á 5ª  Conferência Estadual que deverá acontecer de julho a 28 de setembro. A solicitação para realizar a conferência em curto espaço de tempo,  vai exigir que a comissão trabalhe exaustivamente, a fim de propiciar e estimular a organização da conferência da cidade como instrumento para a garantia da gestão democrática das políticas  de desenvolvimento  urbano do município.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.