Portal Caparaó - Manhuaçu promove 5ª Conferência da Cidade
Geral

Manhuaçu promove 5ª Conferência da Cidade

06/06/2013

MANHUAÇU (MG) - Com a participação de um público seteto, a Prefeitura Municipal de Manhuaçu realizou na noite da última terça-feira (desta terça-feira),04, a 5ª Conferência Municipal da Cidade, com  amplas discussões voltadas para o bem estar da população, avanços, desenvolvimento tecnológico e urbano, participação  e controle social, políticas de incentivo à implantação de instrumentos da função social da propriedade, dentre outras diretrizes que servirão para fortalecer o trabalho no município de Manhuaçu.

Ao chamar a sociedade organizada, setor governamental e não governamental,CREA,COAMMA, ONG Pró Rio Manhuaçu, Comitê da Bacia Hidrográfica ,COMDEC, Associação Habitacional, faculdades do Futuro, FACIG e CEM para estarem colaborando com ideias e projetos, iniciou-se a garantia para a  efetivação das políticas públicas para o desenvolvimento.

A ideia foi mobilizar toda a sociedade para uma ampla discussão, valorizando os espaços da democracia, para uma participação ativa na elaboração, fiscalização e a deliberação destas políticas, a fim de assegurar que as representações estejam imbuídas com a legitimidade e representatividade no sentido de estarem construindo verdadeiramente algo importante nas esferas públicas.

Na abertura da 5ª Conferência Municipal da Cidade, o prefeito municipal, Nailton Heringer destacou a importância da participação de todas as organizações, na busca de ideias concretas para o desenvolvimento do município. O prefeito considera que o mundo globalizado terá sustentabilidade com a participação de todos. Ao observar a presença de universitários, lideranças, políticos e representantes de outros segmentos envolvidos na discussão, o prefeito ressaltou a  importância de todos estarem pensando de forma mais exata, de que  o município de Manhuaçu precisa ser olhado de forma diferente, para que seja um lugar cada dia melhor para se viver.

Para Nailton Heringer, as discussões se iniciam, como sendo um momento ímpar para todos, já que propicia a articulação de diversos segmentos da sociedade, para que todos tenham conhecimento das realidades locais e, ainda cria as oportunidades para que haja uma nova cidade.  "Hoje, a gente percebe que o crescimento urbano com edificações está muito forte e, isso nos impulsiona a caminhar de forma diferente. Os dois estudos realizados apontando a mobilidade, limpeza urbana, conservação da natureza, violência, educação foram relevantes. Enquanto Poder Público, acho fundamental o que os participantes discutiram e, agora a nossa esperança é que na Conferência Estadual as propostas tiradas aqui, sejam aprovadas",destaca Nailton Heringer.

Questionário e problemas apresentados  na 5ª Conferência

A 5ª Conferência Municipal da Cidade discutiu temas relacionados à responsabilidade, possibilidades de pactuação dos três entes federados no âmbito do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, com foco em moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano, aspectos financeiros para o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), participação de controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento e política de desenvolvimento urbano, diretrizes para a integração de políticas de habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana, planejamento e promoção da função social da  propriedade.

Os alunos do curso de engenharia civil (Faculdade do Futuro) realizaram um trabalho  sobre a construção de uma passarela na BR 262. Sob a coordenação do professor Djalma Santos Neiva, os acadêmicos fizeram um levantamento na travessia de acesso aos Bairros São Vicente, Nossa Senhora Aparecida Alfa Sul(PIPAS) e perceberam o risco iminente que as pessoas enfrentam para atravessarem.

De acordo com o professor Djalma Neiva, o encontro foi uma oportunidade para que os alunos pudessem descobrir as reais necessidades. Ele salienta que, os engenheiros do futuro puderam desenvolver uma ideia possível de ser viabilizada. "Atualmente, a engenharia oferece várias soluções tecnológicas. A conferência, que teve a  participação maciça de vários segmentos, um projeto perfeito pode surgir com o amparo e a vontade política", frisa Djalma Santos Neiva.

Para mostrar a real situação sobre o planejamento urbano, saneamento e mobilidade, os acadêmicos do curso de arquitetura e  urbanismo da FACIG visitaram o Bairro São Jorge, entrevistaram moradores e observaram as necessidades. Coordenados pela professora Andreia Satler Rocha, os alunos pesquisaram e, os moradores apontaram como problema sério a falta de planejamento urbano e de ação política capaz de  oferecer dignidade às pessoas.

Os grupos temáticos elaboraram algumas propostas, dentre elas estão a pactuação entre governo/gestão; a criação do Sistema do Meio Ambiente, criação do convênio de engenharia pública municipal com o CREA, participação, controle no setor urbano e mobilização.

A coordenadora da comissão preparatória da 5ª Conferência da Cidade, Vininha Nacif disse que o resultado final foi satisfatório. Ela conta que ficou surpresa com a presença de pessoas de várias classes, participando de forma efetiva nos grupos temáticos. Vininha Nacif fez questão de agradecer a todos os integrantes da comissão, que durante o período estiveram discutindo as ideias, que agora serão levadas à plenária estadual.

Ao final da 5ª Conferência, a assembléia escolheu os delegados que estarão representando o município na esfera estadual. Para representar o Poder Público  foram escolhidos José Carlos Andrade, José Carlos Gomes(titulares) e Vander Nacif Pinto Coelho e vereador Cb. Anísio(suplentes). A sociedade civil será representada por Patrícia Pesso, Juarez Marolo (Titulares). Jorge Salazar e Valdivino Marques"Canarinho" (suplentes). A Conferência Estadual estará acontecendo no dia 28 de setembro, em Belo Horizonte.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.